março 23, 2014

Harussame ou macarrão cristal.

Harussame  com couve chinesa, cenoura e azeite de oliva.

Um dia eu encontrei o macarrão harussame perto de casa, mas por aqui eles chamam esse macarrão de cristal. Acredito que foi por isso que demorei tanto para encontrar.

No Brasil, harussame é o macarrão de feijão e bifun é de arroz. Nos Estados Unidos harussame é o macarrão de arroz. O macarrão transparente, também é chamado de celofane, macarrão de vidro. O nome vermicelli explica o tipo desse espaguete fino que neste caso é feito com uma espécie de feijão verde que não existe no Brasil.

Em São Paulo, no bairro japonês da Liberdade é fácil encontrar esse tipo, mas também em outros mercados asiáticos ou até mesmo em mercados que trabalham com marcas exclusivas como o Verdemar em Beagá. É um alimento versátil que dá para usar no lugar do macarrão da sopa ou gelado na salada e no aperitivo com pepino e vinagre de maçã. Fica interessante até mesmo quando frito, como complemento e enfeite de um prato.

Moyashi é o nome desse feijão verde.

Use no lugar do "miojo" de trigo se você tem problemas com glúten, pois ele não contém trigo, glúten, farinha ou milho. É feito com o feijão chamado moyashi, feijão é legume. Isso significa que, diferente do arroz, contém ferro.

Não tem textura, sabor ou cheiro. O que pode ser positivo se você gosta de sabores umami, ou neutros. Eu gosto! Posso ainda acrescentar o toque que eu preferir com condimentos. Eu também aprecio o macarrão cristal quente com vegetais e azeite de oliva.

Esta embalagem tem 8 porções dentro de um saco plástico que vem numa rede rosa-choque. Fica fácil encontrar no mercado por causa do detalhe pink.

Lungkow vermicelli (macarrão de feijão)  feito em Taiwan no Vietnã.

Eles são muito fáceis de preparar. Ferva água numa panela, como se fosse fazer o macarrão comum e acrescente poeção desejada. Deixe por alguns minutos até que fique transparente. Escorra e monte seu prato. Tenho certeza que vai encontrar receitas deliciosas com ele. 

Assim ele fica depois de ficar na água fervente por alguns minutos.

Macarrão cristal ou harussame com couve-flor, azeitonas, aspargo, tomate cereja e espinafre cru.

Ingredientes:
- feijão verde
- água

Peso 200g

Porção - 50g
Calorias 224 por porção
Gorduras totais 0g - 0%
Gorduras saturadas 0g - 0%
Gordura trans 0g - 0%
Sódio 2mg - 0%
Total carboidratos 56g - 19%
Fibra 0g - 0%
Açúcar 0g - 0%
Proteínas 0g - 0%
Vitamina A 0%
Cálcio 1%
Vitamina C 0%
Ferro 6%


--
Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.
ATENÇÃO
Todo o material escrito na seção ALERGIA tem somente a inteção de informar com referências. Você não deve de jeito algum deixar de conversar e comunicar seu médico sobre suas decisões de trocar ou parar de tomar qualquer remédio, suplemente ou começar a fazer qualquer tratamento. Por favor use o bom senso, faça sua própria pesquisa. Consulte seus especialistas quando resolver fazer alguma substituição que afete sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.