Esse é mais um infográfico sobre doença celíaca e seus sintomas. Tirei do blog Gluten Dude que é um excelente lugar para você saber mais sobre todos os assuntos relacionados a essa proteína chamada glúten.
Lembrando que faz muita diferença a pessoa ser celíaca, ter intolerância, ser alérgica ao glúten ou estar apenas seguindo a dieta da moda. A gravidade dos sintomas é o que mais preocupa e por isso as escolhas diárias dessa pessoa serão mais difíceis. Sempre.
Então segue o gráfico e a tradução dos mais comuns que estão escritos em marrom e eu coloquei em negrito abaixo.
Tem alguns desses sintomas? Não espere. Faça o teste.
DEFICIÊNCIAS DE VITAMINAS
- anemia (baixo ferro)
- cálcio baixo
- vitamina B12 baixa
- vitamina D baixa
ORAL
- mal hálito
- problemas nas gengivas
- dor na boca
- úlceras na boca
- gengivas inchadas
- língua doída
- corrosão no esmalte do dente
COMPORTAMENTO
- déficit de atenção
- ansiedade
- pensamento confuso
- depressão
- irritabilidade
- raiva irracional
- solidão / isolamento
- perda de interesse em atividades
- perda de memória
- alteração de humor
- terror noturno
- ataque de pânico
- temperamento curto
- pensamentos suicidas
PELE
- acne
- unhas fracas
- dor
- cabeça queimando
- caspa
- olheiras
- eczema
- pele descamando ao redor dos olhos
- palidez
- câncer de pele
- pele rachada
- prurido (coceira)
ESPECÍFICOS DE MULHERES
- seios sensíveis
- menopausa precoce
- abortos frequentes
- níveis de hormônios instáveis
- período menstrual dolorido e forte
- infertilidade
- problemas na bexiga ou colo uterino
INTESTINAL
- refluxo gástrico
- inchaço abdominal
- constipação
- diarreia
- gás que limparia o ambiente
- perda de apetite
- náusea
- dor de estômago
VÁRIOS
- asma
- infecção de urina
- visão embaçada
- calafrios e febre
- fadiga crônica
- caspa
- tosse
- tonturas
- alteração de peso (efeito sanfona)
- desmaios
- refluxo gástrico
- perda de cabelo
- dor de cabeça
- enxaqueca
- hipotireoídismo
- arritimia cardíaca
- suor noturno
- hemorróidas
- pressão alta
- batimentos cardíacos acelerados
- glicemia baixa
- sinusite
- problemas de sono
- convulsão
MÚSCULOS E JUNTAS
- dor nas costas
- queimação nas juntas
- dor nas juntas / inchaço / enrijecimento
- dor nas pernas
- ataxia
- espasmos musculares
- inchaço nas mãos e pés
Neste outro artigo aqui eles falam sobre outras sensações que ajudam a saber se você tem intolerância ao glúten, por exemplo. Tonturas, flatulência, excesso de queratina na pele causando aparência de pele de galinha na parte de trás do braço, confusão mental, esquecimento, sentir cansado depois de uma refeição, infertilidade inexplicada, fibromialgia crônica, mau hálito, menopausa antecipada, terror noturno, depressão, psoríase, lúpus, dificuldade de dormir, caspa, refluxo, câncer de pele, etc.
A lista parece não ter fim, mas veja que tem de tudo um pouco. Por isso fica tão difícil acertar o diagnóstico de maneira clínica e, para complicar, cada um vai ter uma reação diferente. Alguns tem náusea e perda de apetite enquanto outros tem perda de memória.
A lista parece não ter fim, mas veja que tem de tudo um pouco. Por isso fica tão difícil acertar o diagnóstico de maneira clínica e, para complicar, cada um vai ter uma reação diferente. Alguns tem náusea e perda de apetite enquanto outros tem perda de memória.
Mais sobre o mesmo se você quer saber sobre o tema:
Espaço Desabafo Online
Conflitos familiares e alimentação, um caso real.
--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.
Fui diagnosticado em 2012 com a doença Celíaca no ESTADO CLAŚSICO da DOENÇA daí comecei a fazer a dieta sem glúten porém ainda usava alguns alimentos processados escrito a descrição "NÃO CONTÉM CLÚTEN"" ocorre que muitos desses alimentos processados de algumas empresas possuem traços de glúten por contaminação cruzada e aí a doença avançou mais e em 2014 atingiu meu cerebelo me provocando mais e vários sintomas adicionais de natureza cognitiva e periférica, muscular, problemas de sono etc. Dái resolvi me alimentar 100% de alimentos naturais e livre de qualquer contaminação cruzada daí tive melhora significativa tanto da ataxia como da própria doença celíaca porém ainda continuo lutando contra essa doença que ainda não resolvi todos os sintomas principalmente os neurológicos.
ResponderExcluirOi Anderson, realmente o que dizem não conter glúten, pelo menos aqui nos Estados Unidos, tem 10 partes por milhão de glúten. Algo impensável no caso de uma alergia a camarão por exemplo - eu sei que não é a mesma coisa. Nunca vi ninguém achando normal uma pessoa alérgica aos frutos do mar comer esse pouquinho todo dia e dizerem que está tudo bem! Sim, os sintomas neurológicos são os piores. Você já leu o livro Brain Grain? Na mesma linha do barriga de trigo, mas sobre o cérebro. Muito bom! Continue firme aí no caminho e vai mandando notícias. Um abraço.
Excluir