março 19, 2014

Macadâmia, uma australiana no Brasil


Ciclo da vida da macadâmia.

Descoberta em 1828 na Austrália foi trazida para Limeira, SP em 1935 onde começou a ser produzida comercialmente no Brasil. A expansão produtiva se deu nos anos de 1980 e atualmente o Brasil produz mais de 3 mil toneladas.

Rica em ômega 7 e 9, tem sabor amanteigado devido à alta concentração de ácido graxos. Entretanto, são castanhas pobres em proteínas e fibras. 

Somente duas, das três espécies comestíveis pode servir de petisco quando ainda está crua. Essa que meus pais tem no quintal é uma das duas.


O fruto verde com formato de gota deixa de ser verde tornando-se marrom enquanto a castanha se desenvolve dentro. Normalmente se abre até a castanha cair no chão. Essa casca tem um formato redondo perfeito e é também muito dura, lisa e escorregadia. O que torna a abertura um processo difícil. A cor geralmente é marrom clara com vários pontos ligeiramente mais claros. Dentro da casca da castanha as cores são pérola e marrom escuro, sempre! Como se fosse um doce de chocolate amargo e branco dividido exatamente no meio. A textura da castanha em si é de uma gota de manteiga de cacau. Delícia!



--
Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.
ATENÇÃO
Todo o material escrito na seção ALERGIA tem somente a inteção de informar com referências. Você não deve de jeito algum deixar de conversar e comunicar seu médico sobre suas decisões de trocar ou parar de tomar qualquer remédio, suplemente ou começar a fazer qualquer tratamento. Por favor use o bom senso, faça sua própria pesquisa. Consulte seus especialistas quando resolver fazer alguma substituição que afete sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.