março 12, 2014

Quando os rótulos não falam o que precisamos saber.

PARFUM, o charme do cheirinho!

Todos os dias nas nossas casas nos deparamos com as embalagens dos produtos que usamos. Dependemos dos rótulos para saber o que ingerimos, se é algo que vai nos fazer bem, se contém ingredientes que necessitamos para manter a saúde, se tem muitas calorias e por ai vai. O rótulo é a linha mestra da nossa saúde, mas também das vendas.

Algumas vezes vejo que os produtos trazem palavras genéricas na frente da embalagem. São belos apelos de consumo como natural ou saudável. Não costumo acreditar neles e por isso leio a parte dos ingredientes. Então me deparo com os conceitos guarda-chuvas do tipo perfume ou aromatizante. O que essas palavras significam são parte dos grandes enigmas da humanidade. Nem ligando para o SAC da empresa você vai encontrar um ser vivo habilitado a te explicar do que se trata o termo aromatizante, por exemplo.

Dizer que algo é natural não diz muito. Afinal, nem tudo que é natural é bom. Duvida? Amianto é um conjunto de minerais presentes na natureza, logo é natural. Mas a substância é cancerígena, então nem por isso é boa. Enxofre é um gás natural e nem por isso você vai querer usar, pois tem cheiro de pum.

Saudável é outro termo genérico bastante usado no cotidiano. A priori peixe é um alimento saudável, certo? Mas o peixe contaminado com mercúrio lá da China não é. Então quer dizer que essa ideia carece de avaliações detalhadas.

Ultimamente eu estou curtindo ver o uso do termo perfume. Não tenho a mínima ideia do que usaram lá. Perfumes são feitos de óleos essenciais aromáticos, álcool e água.

_ Entendo, mas qual óleo é esse?

_ (silêncio)

_ E o álcool, é de que?

_ É de cereais - responde aliviada.

_ Mas qual é cereal?

_ Ah, pode ser de arroz, de milho, etc.

Enfim, depois do etecetera, eu desisto.

AROMATIZANTES ARTIFICIAIS, um mistério na Terra.

FIBRAS NATURAIS, porque se é natural é bom, neh gente?

AROMA, virtualmente inatingível.

ÓLEO MINERAL, um agente indecifrável.

AROMATIZANTE, você por aqui de novo, seu lindinho.


--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.


ATENÇÃO
Todo o material escrito na seção ALERGIA tem somente a intenção de informar com referências. Você não deve de jeito algum deixar de conversar e comunicar seu médico sobre suas decisões de trocar ou parar de tomar qualquer remédio, suplemente ou começar a fazer qualquer tratamento. Por favor use o bom senso, faça sua própria pesquisa. Consulte seus especialistas quando resolver fazer alguma substituição que afete sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.