março 26, 2014

Pé de moleque americano, pode isso?

Dicas do Sul dos Estados Unidos

4. Pralines são feitos de castanha e açúcar derretido (leia os outros tópicos aqui)


Alguns doces tradicionais têm versões similares em vários países e culturas. Eu acabei de descobrir que o pé de moleque é um deles. Mas é mesmo um pé de moleque à moda americana? Veja o que acha e me diga.

Pralines feitos na Carolina do Sul.

Pralines é uma receita que foi trazida para os Estados Unidos pelos franceses no século 17. A história conta que foi um funcionário que fez para o diplomata Francês. Atualmente, o dia 24 de junho é dedicado ao Pralines.



O doce chegou ao estado de Lousiana e era feito originalmente com açúcar de cana caramelizado e noz pecã. Teve o ingrediente substituído por amêndoas em New Orleans no século 19.

Este doce me lembra muito o nosso querido pé de moleque.

Pé de moleque tamanho família.

O pé de moleque é tradicional no nordeste do Brasil, mas é muito fácil de ser encontrado em todo o país. Atualmente é fabricado com amendoim torrado e rapadura, mas era inicialmente feito no Brasil colônia com castanhas - do pará ou de caju e mel.

Introduzido em Portugal pelos árabes, foi trazido ao Brasil pelos portugueses. No século 16, os lusitanos também levaram o doce para a Índia, onde ele é chamado de chikki. Este é igualzinho ao nosso, feito com os mesmos ingredientes.

A origem do nome pé de moleque na língua portuguesa falada no Brasil é confusa, mas eu gosto da ideia que é uma referência ao calçamento das ruas históricas feitas com pedras locais.

A cidade de Tiradentes e o calçamento de pedra.


Quer saber mais sobre o sul dos Estados Unidos? Vai aqui.


--
Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.
ATENÇÃO
Todo o material escrito na seção ALERGIA tem somente a intenção de informar com referências. Você não deve de jeito algum deixar de conversar e comunicar seu médico sobre suas decisões de trocar ou parar de tomar qualquer remédio, suplemente ou começar a fazer qualquer tratamento. Por favor use o bom senso, faça sua própria pesquisa. Consulte seus especialistas quando resolver fazer alguma substituição que afete sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.