maio 18, 2016

30 dias na dieta AIP, Protocolo Autoimune



Alguns brasileiros devem conhecer a dieta Paleo, chamada também de paleolítica, mas poucos falam sobre o Protocolo Autoimune Paleo. Então vamos lá, essa é uma dieta que ajuda a curar o sistema imunológico e a restaurar a mucosa intestinal. Aplicável a qualquer doença inflamatória, ela tem melhorado a vida de muitas pessoas mundo à fora.

Essa dieta (AIP) reduz a inflamação nos intestinos. Ao contrário de muitas dietas, geralmente incompletas, nem sempre removem os gatilhos nem acalmam a inflamação geral do corpo. Mesmo que uma doença autoimune não possa ser curada, sabe-se que elas podem entrar em remissão, ou seja, suspensão dos sintomas.

Você vai encontrar essa interpretação e muitas outras por aí, mas também a tratam como uma mudança de estilo de vida ao invés de falarem em dieta. Isso porque é mesmo uma nova vida para quem pretende reverter um tanto do sofrimento envolvido nessas doenças sem cura nem muita explicação decente. 

Nos próximos dias vou postar algumas fotos de refeições para empolgar outras pessoas e a mim mesma! 
Começando pelo básico da dieta Paleo, os alimentos proibidos são:

- Glúten (trigo, cevada, centeio, aveia tem outro tipo de proteína, mas é muito contaminada)
- Grãos e similares (chia, linhaça)
- Legumes (feijões)
- Laticínios (leite)
- Açúcar
- Álcool
- Café
- Chocolate

Alguns motivos para eliminar esse pessoal aí de cima. Glúten é inflamatório para os intestinos e deve ser removido da dieta de qualquer pessoa que sofra de doença autoimune. Grãos e legumes contêm ácido fítico ou fitato e lecitinas, também inflamatórias. Álcool, café, chocolate e açúcar são retirados porque são super inflamatórios e não trazem nenhum nutriente que compense a ingestão neste momento.

Evite nightshades, as tais plantas que crescem à noite porque elas podem ser a causa da sua inflamação, dor nas juntas, irritação na pele e desconforto intestinal.

- Batata branca
- Pimentas e pimentões
- Cebola
- Tomate
- Berinjela

Elimine as comidas prontas, congeladas, todas!

Elimine os ovos porque as enzimas presentes no ovo, principalmente na clara, conseguem passar pela barreira intestinal entrando na corrente sanguínea para estimular reações e ataques do sistema imunológico.

Elimine sementes, nozes e castanhas porque contêm lecitinas e fitatos. Além disso, elas causam sensibilidade em pessoas com doenças autoimunes, pois contêm grandes quantidades de ômega 6 que também é inflamatório.

Coma frutas com moderação. Uma ou duas porções por dia é o ideal para manter os níveis de açúcar equilibrados. A frutose, mesmo a das frutas, em excesso também pode irritar o intestino. Se for o caso, coma somente com as frutas com baixa glicemia.

Evite aditivos como goma guar e carragenos porque eles não têm nutrientes e também irritam o intestino.

Se puder, evite remédios anti-inflamatórios, mas tenha cuidado ao fazê-lo. Sabemos que muitas doenças autoimunes requerem o uso contínuo de remédios do tipo não esteroidais para a dor crônica, então não faça nada sem consultar seu médico.

Os óleos derivados de grãos e legumes também estão proibidos. Óleo de canola, de milho, de amendoim e o de girassol não devem ser consumidos.

Nossa, o que sobrou para eu comer? Calma que já vai melhorar, clique na figura para ver um esquemão rápido.


O que comer!

CARNES - todas,  inclusive miúdos. Boi, aves, rã, pato, peixe, etc. Cozido, frito, assado, cru, como preferir.

VAGEM - pode

VEGETAIS - couve de bruxelas, aspargos, repolho, folhas verdes (TODAS), pepino, abobrinhas (TODAS), cenoura, cenoura amarela, batata baroa, batata doce, mandioca, brócolis, couve-flor, beterraba, repolho japonês, rabanete, couve, rúcula, etc.

FRUTAS - 2 ou 3 pedaços por dia é o máximo ideal. Frutas secas com moderação. Coco pode!

GORDURAS - abacate, óleo de abacate, óleo de coco, gordura de porco, azeite de oliva.

FERMENTADOS - kombucha, kimchi, sauerkraut, kefir feito com água e água de coco. Vegetais fermentados também. 

BEBIDAS - água de coco, chá de ervas, bebidas com cafeína devem ser restritas à 1 por dia.

FARINHAS - elimine todas as derivadas de grãos e outros alimentos proibidos. Farinha de mandioca, com moderação, pode! O mesmo para tapioca e afins.

ADOÇANTES - mel, maple (bordo em português?), açúcar de coco com moderação pode. 

ERVAS - menos aquelas derivadas de sementes como as pimentas, as outras podem. Ainda a salsinha, cebolinha, menta, coentro, orégano, gengibre, etc.

Outros alimentos permitidos:

- Bacon sem conservantes, sem açúcares, azeitonas, anchovas, frutos do mar, sardinha e salmão em lata, gengibre, melão macarrão, abóbora espaguete, alho, canela, cogumelos, cúrcuma, tâmaras, açafrão, gelatina (aquela natural sem açúcar sem corantes, o osso de boi ralado), mocotó (aquele natureba, feito de osso), chouriço e vinagre de maçã.

O mínimo de dias indicado para se seguir esta dieta é de 1 a 2 meses, mas algumas pessoas conseguem ficar muito mais tempo. Depois desse período você vai reintroduzindo os alimentos d-e-v-a-g-a-r para ver o que faz mal, o que faz bem e o que não interfere.

Ao identificar os alimentos que te fazem mal você deve retirá-los da vida de uma vez por todas. Então é possível voltar ao normal, ou quase.

Vamos às compras e começar a dieta AIP!

Você já seguiu essa dieta? O que achou? Deixe seu comentário logo abaixo.

"Pro mercado, pro mercado,
pra comprar um bom porquinho,
depois pra casa, pra casa,
como ele é gordinho!"

O que comer numa dieta restrita tipo AIP, Protocolo Autoimune ou Paleo

Protocolo altas doses de vitamina D3, resumão

71 comentários:

  1. Com tanto erro ortográfico, a credibilidade aponta logo para "zero"!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. D. Juliana, erros corrigidos. Uma mistura de corretor ortográfico em inglês que por sinal eu não consigo mudar, distração e esquecimento das palavras. Agora, comprometer a credibilidade da dieta por causa disso... Aponta para uma pessoa que vai sofrer com uma doença crônica por um tempo desnecessário.

      Excluir
    2. agradeça nao critique !!!

      Excluir
  2. D.Juliana está mais preocupada com ortografia, e a pessoa que traduziu com a maior boa vontade ainda tem que ler isso. Ótima matéria, estão de parabéns! Eu estou tentando por em prática, não é facil mas com certeza muito benéfica para saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diva, eu comecei com muitas dificuldades há uns 3 anos. No começo foi muito difícil mesmo, sofri para mudar os hábitos alimentares, o jeito de cozinhar e até meu estilo de vida. Ainda hoje é complicada a adaptação nas épocas de festas, no trabalho e nas viagens, mas eu vejo que só assim para resolver as dores de cabeça crônicas, uma rinite alérgica entre outros problemas que nenhum médico dava jeito. Boa sorte na sua dieta e não desista!

      Excluir
    2. Anônimo4/2/18 12:27

      Isabela, Bom dia! Tudo bem? Me chamo Tania e preciso da sua ajuda! Posso conversar um pouco contigo? Obrigada!

      Excluir
  3. ola Divá! Desde já quero agradecer o seu empenho em nós ajudar com suas informações, tenho tireoide de rachimoto e tenho tido muitas dificuldados em encontrar médicos que tenha conhecimento em tratar os gatilhos que nos leva a essas doenças vejo que falta conhecimento a grande maioria só trata com remédios da indústria farmacêutica.
    Então travei uma luta em busca de mais informações até o momento eu só tirei o glutem por minha conta porque a médica n deu a mínima mais vi aqui que tem muito mais coisas que preciso saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sua história é bem parecida com a minha e de muitos outros. Seja hashimoto ou outras doenças autoimunes, eles não sabem o que causa, nem como curar ou sequer melhorar a situação das pessoas. Eu vou seguindo o único médico que resolveu me ajudar aqui nos Estados Unidos e outros online. Basicamente vou seguindo minha intuição e ouvindo meu corpo. Fiz uma dieta toda modificada para minha vida e é o que mantém viva e ativa. Siga em frente e continue firme no propósito de se pesquisar!

      Excluir
    2. Anônimo4/2/18 13:18

      Oi Marta! Bom dia! Me chamo Tania e tb tenho Hashimoto... Podemos conversar por favor?

      Excluir
  4. Olá, estou lendo sua tradução e entendo como é dificil o corretor e a tradução certa para o Brasil, já que alguns alimentos não temos aqui.
    Fica o meu muito obrigada pela sua disponibilidade em ajudar outros que sofrem, tenho 2 doenças crônicas e ontem sai do hospital com uma crise de retocolite diagnosticada há 10 anos e tenho também Hashimoto diagnosticada ha 3 anos.

    Vou seguir primeiro a paleo e depois a Autoimune, acho que irei me adaptar aos poucos. Mas a maior dificuldade para mim é o estresse e o sono, tenho muito estresse por causa da vida e do dia-a-dia e algumas noites tenho insônia, acho legal você escrever e falar sobre isso, na Whole 30 fala algo sobre estes 2 assuntos? Beijos e volto para comentar minha dieta Paleo, primeiro.Beihos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiana, de nada =) Vá aos poucos, no seu ritmo de caminhada, mas não desista! Sono e insônia: hoje, depois de tirar os alimentos mais danosos, percebo direitinho que tenho insônia quando dou uma escapadinha na dieta. Açúcar é um gatilho, pimenta, farinhas e castanhas são outras. Acordo pontualmente às 3 horas da manhã e só volto a dormir lá pelas 5. Imagina meu dia de trabalho depois disso... nada menos que horrível. Aguardo seu comentário quando tentar a dieta. Um abraço e muita força.

      Excluir
  5. Olá, tenho disidrose e ao buscar informações acabei caindo aqui. Apesar do susto com a lista dos alimentos não permitidos, fiquei mais tranquila com os alimentos aceitos, dá pra notar que almoço/janta tem poucas alterações. Mas para o café/lanche, minhas primeiras opções seriam frutas ou tapioca, porém esses itens devem ser consumidos com moderação... Cenoura cortada em tirinhas também é uma opção para os lanchinhos, mas e o que mais? Você pode me dar alguma sugestão? Milho/maisena também não pode? Enfim, obrigada pelas traduções!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vou te falar o que eu fiz e quem sabe te ajuda... Eu segui essa dieta desse jeitinho por algumas semanas depois fui colocando beeeeemmm devagar as outras coisas e vendo como me sentia. Fiz isso umas 3 vezes em 2 anos. Hoje eu fiquei com uma adapatação customizada do que me faz bem, mesmo não sendo totalmente AIP. Por exemplo no café da manhã eu bato 1/2 abacate com espinafre cru, um pedacinho de gengibre, semente de linhaça (não AIP) e chia (não AIP). Não é gostoso, mas faz bem! Agora já vi que a chia não está caindo tão bem, então vou tirar. Quando eu estou viajando eu como ovos mexidos com bacon e batata (mais americano impossível). Não se preocupe com calorias, quando estiver bem, você provavelmente não engordará. Encontrei um pão que não faz tanto mal então eu como de vez em nunca 1 ou 2 fatias com manteiga de amendoim. Ele não tem glúten, mas contém milho. Ou seja, milho não pode, mas não está tão mal para mim agora. Também achei um biscoito de arroz, mas ele tem açúcar que não é bom. Não como esses todos os dias nem todos no mesmo dia. No dia-a-dia eu vou de maçã mesmo. Outros lanches podem ser azeitona, couve flor, ovo cozido, cenoura cozida. Traduzindo, siga a dieta por um tempo, espere para ver a melhora e depois vá acertando conforme seu corpo. O pessoal vai achar tudo estranho, mas e daí? Ninguém vai saber melhor do que você o que te faz bem. (;

      Excluir
  6. É a primeira vez que vejo em algum lado que a linhaça e o café não fazem parte da dieta paleo, e frequento vários grupos de paleo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, apesar de ser paleo, essa é a dieta para doenças autoimunes. Então um pouco mais rígida. O café deve ser reduzido por causa da cafeína, mas principalmente por ser originário de uma semente. Todas as sementes possuem uma película protetora que dificulta digestão para algumas pessoas. A linhaça é pelo mesmo motivo da chia, elas produzem um gel mucoso que dificulta a digestão e ainda conte 2 ácidos que têm efeitos sistema imunológico. Pode ser que você não tenha problema com eles, ótimo! Mas se estiver na dieta paleolítica e ainda se sentir mal... podem ser eles. Um abraço

      Excluir
    2. Bom dia gostei da dieta a utilização da chia tem que deixar de molho pra sê utilizada pois ela pode substituir o ovo da mesma forma a semente da linhaça trituradora séria melhor

      Excluir
  7. Sophia C. Vieira19/7/17 19:15

    Isabela, muito obrigada por compartilhar isso tudo conosco!
    Estou no meio de uma crise (forte) da minha doença autoimune, terei que começar a tomar cortizona e por isso vim pesquisar o que fazer para não engordar tanto.
    Por sorte acabei me deparando com alguns sites relatando a melhora dos sintomas com a adoção deste protocolo autoimune paleo.
    Suas dicas e experiências me ajudaram muito nesse processo!
    Apesar de ser bem restritiva, pretendo iniciar a dieta nos próximos dias e ver como o meu corpo responde, se as dores melhoram, etc.
    Pra mim, o pior será a falta do café rs. Mas vamos lá hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sophia, se puder fazer a dieta antes de começar a cortisona é uma boa ideia. Outra coisa boa é perguntar para o seu médico sobre a hidrocortisona que também é um hormônio esteroidal mais próximo do que a sua adrenal produz, ou devia produzir. Eu já falei aqui, mas vou repetir =) nas primeiras semanas foi difícil, mas depois eu vi o quanto valeu a pena! Siga em frente, boa sorte e muita força de vontade. :**

      Excluir
  8. Eu li que a linhaça não entra no protocolo paleo por ser semente ... mas pode ser usado com moderação !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, toda semente é considerada "de difícil digestão" no caso de doenças do trato digestivo. Se você não tem problemas com ela, vá em frente!! Um abraço,

      Excluir
  9. Você é muito gentil, Isabela! Que lindo isso!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Isabela... Tenho Hashimoto, sou celiaca e tenho sindrome do instestino irritavel Minha Hipo foi diasgnosticada em 2012 e desde lá faço uma dieta bem restritiva, agora meus niveis estão subclinico e meu TSH 0,80 e graças a Deus depois de muito escutar meu próprio corpo, meus sintomas melhoraram 80% e não tenho mais cansaço e dores de cabeça que tinha diariamente. Sei bem o que eu posso e não posso comer. Li num post que vc como espinafre e linhaça... O primeiro é classificado por ter efeitos goitrogênicos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, linhaça, espinafre e iodo estão dentro da categoria dos assuntos controversos. Tem gente que fala que se você cozinhar os goitrogênicos não terá problemas com eles. Outros consideram o brócolis e a couve os menos problemático da espécie, se levado em conta os benefícios que trazem para a saúde. Uma médica famosa daqui (por acaso também se chama Izabella) fala que há poucos estudos sobre o assunto e que alguns desses vegetais possuem tão pouco da substância que supostamente suprime a absorção do iodo pela tiróide que não vale a pena deixar de comer. O iodo eu evito falar porque se nem quem estuda chega a uma conclusão... Enfim, Grandes Enigmas da Humanidade. Cada um vai precisar fazer o seu laboratório alimentício pessoal para descobrir a verdade. Um abraço.

      Excluir
  11. Estela Moura27/9/17 11:22

    Obrigada Isabela, há muito tempo sofro com as crises auto imunes. Tenho tireoidite e ultimamente artrite, rinite e dermatite, além das dores de cabeça, enjôo e desconfortos intestinais. Estou seguindo o protocolo há 15 dias com excelentes resultados. Venho tentando há 6 meses e só agora consegui coragem de assumir as restrições. Estou com mais energia e com os sintomas em remissão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boa notícia Estela!! Eu preciso voltar urgentemente ao protocolo... desde o ano passado, com todo o stress que venho passando não estou conseguindo. Mas vou me inspirar em você e voltar com força total. Um abraço e siga em frente!

      Excluir
  12. Muito legal as dicas e sugestões Isabela. Já vinha com uma dieta restritiva, observando o que não me fazia bem, nem sabia que estava fazendo, na verdade, a dieta auto imune. Agora preciso ajustá-la tirar os grãos e as sementes, os demais já percebo que não me fazem bem. Grande abraço e grata pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico sempre animada quando vejo que outras pessoas estão melhorando! Siga em frente e inspire novas remissões. Um abraço,

      Excluir
  13. Olá Isabela, tenho psoriase auto imune e meus filhos de 3 e 5 anos também... Não estou fazendo nenhum tratamento, pois desisti dos corticoides, devido ao ganho de peso, não aguento mais, em 5 anos engordei 30kg... esse aumento no peso muito rápido afetou meu fígago e tbm colesterol e triglicerideos e ainda não passei com a nutricionista pra decidir qual dieta será adotada agora... mas pesquisando pra ter conhecimento quando for passar na consulta cheguei no seu blog... tenho certeza que essas informações serão muito uteis pra mim... estou em crise, pois após parar o corticoide da efeito rebote, volta pior... mas com fé que tudo dará certo... obrigada pelas informações...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, caso consiga seguir a dieta, coloque aqui seus progressos para sabermos. Obrigada,

      Excluir
  14. Olá, Isabela, parabéns pelo texto e pela decisão. Estou nessa também, há pouco tempo, pela minha condição auto-imune, mas já me sentindo muito melhor. Se me permite, tenho algumas sugestões para auxiliar o entendimento dos leitores. Dentre os alimentos que devem ser evitados estão "Grãos e sementes (arroz, milho etc.)", "Leguminosas (soja, feijões)", e para algumas pessoas os ovos também. As plantas nightshades, em português chamadas solanáceas, também devem ser evitadas por muitos, como tomate, as pimentas, batata inglesa, pimentões, e a páprica. Cebola não é um nightshade e não deve ser evitada - ao contrário, ela é benéfica, como a maioria dos temperos - açafrão, manjericão, orégano, alho, gengibre. Sal também é necessário. Depois de estabilizar a saúde nessa dieta mais restrita, pode-se verificar a reação a alguns dos alimentos, um a um, como as solanáceas, os ovos, as castanhas e algumas sementes. Primeiro porque o organismo de cada um é diferente, e segundo porque cessando a reação alérgica e a inflamação decorrente, s sensibilidade a alguns desses alimentos pode ser revertida.
    E não é nenhum sofrimento essa dieta, dá pra comer bem e com muito sabor, e saúde.
    Abs e boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela ajuda, Zulmar.
      Solanáceas, puxa vida, que nome feioso, mas é isso aí. Elas são proibidas.

      Excluir
  15. Olá pessoal! Preciso de ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se conseguir seguir a dieta, avise aqui no blog. Obrigada,

      Excluir
  16. Ilma godoi18/5/18 17:16

    Tenho Diagnóstico de Esclerodermia sistêmica com Renaud, jogrey e fibromialgia!! Preciso muito de ajuda!! São.mtas complicações e muitas dores que não passa com nenhum remédio. a Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ilma, poderia tentar a dieta com a vitamina D seguindo o Dr. Coimbra. Só uma dica. Fique bem.

      Excluir
  17. Oi eu sou lunaa tenho 18 anos e a nove anos sou portadora de hepatite auto imune,e cirrose hepatica.essa dieta estará me ajudando tbm ?preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luna, Muitos falam bem dessa dieta, mas precisa seguir à risca e na sua idade não sei se consegue fazer as compras no mercado e cozinhar suas refeições. Também é necessário fazer um diário do que come para registrar depois o q faz bem o que não faz muita diferença. Eu por exemplo não tenho nenhuma reação com tomate, mas muita gente fala que é péssimo, etc. Boa sorte aí.

      Excluir
  18. Olá bom dia. Obrigada por compartilhar tantos ensinamentos. Dizem que psoriase é autoimune, não sei realmente se é mas gostaria de saber se essa dieta tbm é indicada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é indicada para qualquer doença autoimune e acredito que mesmo aquelas doenças que não sabemos o que elas são, pois nem mesmo médicos sabem. Eu arriscaria... Eu não sei se a meu problema é autoimune e me ajudou e ajuda muito até hoje. Sou suspeita para falar.

      Excluir
  19. Obrigada pela ajuda 👍

    ResponderExcluir
  20. Oi Isabela adorei as dicas,acabo de ser diagnosticada com graves...autoimune do hipertireoidismo. Quero seguir o protocolo autoimune mas acontece que nao como carnes de jeito nenhum, desde criança nao curto, nem peixe nem frango nada. Vc acha que tudo bem tirar feijões e tal? Sera que vai adiantar pra mim? Restringir sem poder acrescentar? Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu acho que não devemos misturar dietas de restrição alimentar sem um forte acompanhamento nutricional/médico. Como você está procurando ajuda fora do consultório eu vou assumir que você não tem esse suporte. Essa é a minha opinião e de muitas outras pessoas que entendem de nutrição. Eu tenho a minha experiência tentando fazer isso de misturar as coisas - e não deu certo - tenho a de outra pessoa próxima - que também deu ruim - e de uma colega de trabalho que não conseguiu... mas cada um sabe de si.

      Excluir
  21. Olá! Me chamo Fabíola e em busca de respostas com relação a minha artrose de ombro bilateral encontrei esse artigo. Te agradeço imensamente pelas informações, ficou um pouco mais claro para mim agora... o que sim, o que não e o que nunca! Agora é focar e colocar em prática. Deus a abençoe!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabíola! Aos poucos vamos descobrindo maneiras de melhorar, boa sorte, siga em frente!

      Excluir
  22. Boa tarde!
    Meu médico me passou este blog.
    Já ouvi e li todos os conceitos aqui descritos. E devido a uma doença autoimune (liquen plano) e de muito sofrimento e frustações; estou vou tentar a dieta.
    Se possível, gostaria de alguma dica. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Afonso, Fico satisfeita de ver que alguns medicos começam a pensar em outras opções para auxiliar a gente. Qual é o nome dele? Se puder falar, seria bom até para outros colegas aqui do blog.
      Acho que você pode se sentir melhor com a dieta, apesar de ser um pouco difícil de seguir… Eu mesma tenho altos e baixos, mas vou seguindo porque vejo a melhora quando evito alguns alimentos. Dica, quando identificar o que mais lhe faz mal, dentre vários tipos de comida, fique longe dela. Pode ser que seja capaz de voltar a comer outras coisas que hoje não consegue, mas tem sempre uma ou duas que parecem ser piores. Infelizmente elas são personalizadas e não adianta tentar procurar similaridade com os colegas. Seja forte, siga em frente! E volte para contar os progressos que tem feito.
      Ah, leia o post sobre bucket theory, https://designsensible.blogspot.com/2019/02/por-que-eu-posso-comer-um-alimento-que.html

      Excluir
  23. Obrigado por compartilhar Essa Dieta chamaria a perfeição para que doença Auto-imune.... Notei resposta da inflamação em 15 dias muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha!! Fico muito feliz pela sua melhora. Siga em frente, não desista!

      Excluir
  24. Olá, estou fazendo essa dieta, tenho seguido à risca as orientações que li no livro da dra. Amy Myers, e no site da dra. Sarah Ballantyne. Também tem o site autoimmunewellness.com, que é excelente. Infelizmente não consigo encontrar no RJ uma indicação de médico que siga o AIP, a maioria nem sabe do que se trata. Por isso tenho me informado o máximo possível e faço por conta própria. Tenho espondilite e vários médicos já me indicaram tomar imunossupressores biológicos, mas expliquei que pretendo acompanhar a doença enquanto tento o AIP. Sinto muita dor por causa da artrite, e só melhora com anti-inflamatório, mas desde que comecei, sinto mto menos dor. A diferença é gritante. Tirei glúten/ lactose/ açúcar em outubro/2019, mas faz só 15 dias que entrei de fato na dieta AIP que vc descreveu, e já noto muita diferença. Vou fazer novos exames em alguns meses para acompanhar os marcadores da doença.
    Tenho mto apoio da família, mas infelizmente eu evito falar mto sobre o assunto com outras pessoas. Às vezes eu digo pra alguém que talvez os problemas de que tanto reclama talvez melhorem fazendo o AIP, mas quase sempre a resposta é de incredulidade ou até deboche. É uma pena, eu acho que não custa tentar, só pode fazer bem comer tanta coisa saudável e variada. Além disso, as restrições não são eternas.
    Enfim, espero que vc continue melhorando, o processo é longo mas vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente é pouco provável encontrar um médico que trabalhe com AIP, ou mesmo outras dietas. Eles não são treinados em nutrição e não "acreditam" que possa fazer diferença. Poucos são como Dr. Lair Ribeiro ou Victor Sorrentino...
      Este ano (2020) também senti a diferença em seguir a dieta AIP sem as escapadinhas. Desde o ano passado eu voltei com as restrições e já noto a melhora das dores nas juntas, mais animação, menos dor de cabeça, etc.
      Também não comento com outras pessoas, pois a resposta às vezes é frustrante tipo... Você já experimentou beber mais água? -Eu penso... sério? Se fosse só tomar um litro a mais de água eu e outras pessoas não estaríamos perdendo tempo e dinheiro com essa situação. E exercício, se você começar a correr como a minha amiga... -puxa vida, por que será que eu não começo a correr agora... para bem longe de você?
      Eu vou seguindo nos altos e baixos, agora sem açúcar e fazendo a dieta customizada pois já sei que arroz às vezes não me faz tão mal, alho não posso nem sentir o cheiro, vitamina D, água... sim! água ajuda! rsrs
      Um abraço e força na peruca!!

      Excluir
    2. Luisa, voce obteve mais melhoras no decorrer do tempo?

      Excluir
  25. Olá, boa tarde! Achei muito interessante o seu blog. Eu tenho alopecia areata desde dos meus 5 anos de idade, hoje tenho 27 anos e pela primeira vez a minha doença ficou fora do controle onde perdi todo o meu cabelo e pelos, já fiz diversos tratamentos a base de corticoides e cheguei a ganhar 20kg em um ano e isso foi extremamente frustrante para mim. Hoje tomei a decisão de começar a seguir essa dieta, tirando aos poucos os alimentos, mas já sei que vai ser difícil retirar por completo o café e a cerveja dos meus hábitos, mas estou disposta a tentar de tudo para melhor e me livrar dos corticoides. Espero que funcione!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela, eu segui a dieta por uns anos e melhorei bastante. Depois de um tempo passando por vários estresses não aguentei e voltei com laticínios, açucar, chocolate e outras coisas... Nem preciso dizer que piorei, engordei e fiquei bem para baixo. Ano passado tirei novamente o açúcar - todo o açucar fabricado e escondido, fiquei só com as frutas. Tirei todas as outras coisas que sabia que estavam me fazendo mal. Somente às vezes como grãos, mas porque dou preferência aos salgados quando tenho fome de doces ou carboidratos. A última coisa que tirei foi o chá, ou seja, no momento só tomo água e aumentei a quantidade de água que tomava por dia. Melhorei novamente, apesar de ainda ter sintomas, estou muito bem.

      Excluir
  26. Eu tbm tenho alopecia areata ha 13 anos, vou tentar essa dieta, pq tbm estou nessa de corticoides, além das infiltrações que são uma loucura de dor.. funciona p nos que temos alopecia areata, ou seja cabelos que caem em rodas por toda a cabeça, nasce e cai.. e assim seguimos...
    Me chamo Rosi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosi, é isso mesmo, a maioria dos médicos não sabe explicar, mas funciona. Eu sigo a mesma linha, se funciona estou fazendo. Até porque a medicina não sabe tudo e a ciência muda a cada nova pesquisa. Enquanto isso precisamos nos cuidar, pelo menos até aparecer um tratamento, remédio que seja recomendado. Não desista!!

      Excluir
  27. Muito legal seu texto, Izabela. Muito difícil encontrar material sobre protocolo AIP. Li bastante do blog da Dr Sarah, mas fiquei com várias dúvidas. Por exemplo, arroz, chia, linhaça são alimentos que estou na dúvida. Aveia sem glúten também. Todos, todos, todos os grãos e sementes devem ficar de fora ou apenas os mais inflamatórios? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  28. Olá, nos sites que eu sigo e pesquiso indicam que arroz, aveia, chia e linhaça são inflamatórios. Todos grãos e sementes devem ficar fora. Não são recomendados na dieta AIP, MASSSS depois de um tempo se você achar que pode comer algumas delas de vez em quando... tudo bem. Já ouvi pesoas dizerem que os grão da linhaça, por exemplo, passam direto pelo trato instestinal sem nenhum valor nutricional para nós. Então seria preciso triturar a linhaça antes de comer. Penso que a chia deva ser a mesma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade linhaça precisa triturar, ela inteira serve apenas para ajudar como fibra, mas a chia bem hidratada pode comer inteira sim.

      Excluir
  29. Muito legal seu resumo AIP! Ajudará muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  30. Oi Isabela, vc tem Instagram? Publiquei seu texto no meu, para ajudar outras pessoas, quero dar os créditos a vc, mas estou com dificuldade de navegar por aqui e encontrar o link desta página.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tenho sim, instagram.com/isa_sant/ @Isa_sant obrigada pelos créditos.

      Excluir
    2. Aliás... meu instagram está do lado direito da página do blog. É um insta leve, sem nossos problemas diários, afinal precisamos de um ponto de fuga senão já viu, neh? ;)

      Excluir
  31. Oi. Uma pessoa ingeriu por meses: cápsulas de ibuprofeno, gluten, pizzas, arroz integral, café com leite, bebidas enlatadas, sucos artificiais, sorvetes, pães, biscoitos, tortas. Ele nunca teve problemas na pele do corpo. Depois desses meses, começou a ter erupção cutânea que coça na área da barriga e cintura, acne fúngica nos braços, peito, costas, ombro, pescoço ao comer carboidratos e açúcares incluindo arroz branco e frutas. Ele se auto diagnosticou em intestino permeável, doença auto imune. Os médicos no país em que ele vive não conhecem o intestino permeável. Esses médicos falaram que não sabem o que causou as erupções na barriga, cintura. Falaram que a acne fúngica é acusada por candida e malassezia. Receitaram pomada antifúngica para passar. A acne no corpo desaparece com a pomada. Mas sempre volta ao comer carboidratos e açúcares. Algumas das erupções desaparecem sozinhas. Outras ficam. Ele tem como estilo de vida para controlar os sintoma, o uso da dieta anti Cândida vegana, ingerindo somente vegetais sem amido, mas incluindo feijão para comer todos os dias. Às vezes ele come arroz branco e banana. Carne de boi, frango e peixe ele come bem pouco porque causam acne bacteriana no rosto. Você acha que tudo bem ele passar pomada antifúngica no corpo por anos e continuar passando a vida toda? Tudo bem ele ingerir somente vegetais sem amido pela vida toda, com essa dieta vegana anti Cândida? O que você sugere? Me responda por e-mail. Meu e-mail é scott.peter.2021@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Só um detalhe sobre o texto: A palavra maple é a árvore cuja folha está na bandeira do Canadá! Maple syrup é o "mel" de maple deles, que vende aqui no Brasil via importação em alguns supermercados.

    Não tem tradução (até onde sei) pra essa palavra. Pode deixar como maple ou maple syrup (melaço de maple)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que o pessoal ainda checa o português dos meus textos... syrup é xarope e maple é bordo. Então seria xarope de bordo, mas às vezes eu prefiro deixar em inglês porque os brasileiros estão usando muitas palavras em inglês recentemente.

      Excluir

Leave your comments here.