fevereiro 27, 2017

Como reconhecer um passivo-agressivo?

Mimi and Eunice cartoon.

Eu falei no texto anterior que a partir de agora vou chamar esse comportamento de agressivo-passivo e se você perdeu a minha rápida e única explicação pode clicar aqui para ler sobre isso. Por enquanto vou deixar um outro pensamento bem aqui para você.

É provável que na infância sua mãe tenha lhe ensinado que é falta de de educação virar as costas para quem está falando com você ou não fazer o que lhe pedem ou ainda, não responder o que as pessoas lhe perguntam. Então me diga, porque seria aceitável ter um relacionamento com um adulto que faz o mesmo com você?

(Mais tarde ela também deve ter ensinado como responder com educação às perguntas indiscretas daqueles que não têm mais o quê fazer da vida. Isso também tem a ver, mas o importante ainda está na pergunta do parágrafo de cima.)

Vamos então ao assunto de hoje, como eu vou reconhecer um agressivo-passivo?

O comportamento agressivo-passivo (PA passivo-agressivo, negativista) existe ainda que não se encontre explicitamente descrito no DSM e de fato representa um desafio para muitos de nós em nossas vidas diárias. Ele pode se expressar de maneiras bem diferentes, mas tipicamente envolve a agressão não-verbal que se manifesta como comportamento negativo. Alguns exemplos podem ser responder "sim" ou "não" a uma pergunta e depois deliberadamente "esquecer" de fazer a tarefa ou nunca se lembrar dos compromissos que interessam aos outros ou ainda, evitar a comunicação quando há claramente algo importante ou problemático para ser discutido e resolvido.

Uma das coisas mais desafiadoras sobre viver ou lidar com o agressivo-passivo é que ficamos o tempo todo tentando entender o que fizemos de errado e como vamos corrigir o erro para uma próxima vez. Tudo isso consome uma energia infinita. Se você convive com um desses, sabe do que estou falando.

Certa vez, um site para membros de famílias com pessoas com transtornos de personalidade  Out of the Fog (saindo da neblina, em tradução livre) descreveu o comportamento agressivo-passivo com essas características abaixo:

1. Afastamento - incompetência ou procrastinação, lerdeza específica, priorização de atividades alternativas (que não foram definidos por vocês), a retirada de apoio material ou físico, não contribuir para objetivos compartilhados ou de família.

2. Tratamento silencioso - respostas monossílabas "sim", "não", "é", "tá", desatenção, tornar-se constantemente indisponível, virar as costas.

3. Crítica sem contexto - propagar fofocas ou críticas a um terceiro na tentativa de influenciar negativamente a opinião de outras pessoas.

4. Sarcasmo, ironias, humor negro - um humor que atinge um indivíduo específico é uma forma de comunicação agressiva-passiva, responder as perguntas com críticas ao outro devolvendo a responsabilidade da atitude.

5. Violência indireta - demonstrar força ao destruir a propriedade do outro, bater portas, fazer tarefas cotidianas de forma desleixada estragando os objetos, fazer crueldade com animais, negligência.

Esse último me lembra uma colega contando que sua mãe lava a louça em silêncio, mas com a expressão mais raivosa do mundo. Nunca pedia ajuda e também nunca determinou quais filhos deviam fazer a tarefa por ela. "Ela colocava tanta força e fazia tanto barulho que sempre quebrava, no mínimo, um copo. Então começavam as lamentações e a vitimização...".

Esquecimento e não cumprimento deliberado das tarefas sociais.















Lembrando que não é porque você uma vez ou outra usa ou usou um desses comportamentos que deve ser classificado como agressivo-passivo. Então a APA (Associação Americana de Psicologia) categorizou o agressivo-passivo por aqueles indivíduos que fazem uso constante de quatro ou mais dos seguintes traços de comportamento:

* A resistência passiva no cumprimento de tarefas sociais e rotineiras.

* Queixas constantes de serem pessoas mal compreendidas e não apreciadas pelos outros.

* Uso de humor sombrio e argumentativo.

* Críticas frequentes e irracionais à autoridade.

* A expressão de inveja e ressentimento para com os mais afortunados.

* Queixas exageradas e persistentes sobre infortúnios pessoais.

* Frequentemente alterna entre desafio hostil e arrependimento.

Vale lembrar que as personalidades agressivas-passivas muito se parecem com o narcisismo patológico, mas estes incluem um exagerado senso de autoestima. Além da falta de controle de impulsos, incapacidade de empatia e um sentimento de direito sobre os outros que pode não aparecer no agressivo-passivo.


Cartoon Mimi and Eunice ♡2010 by Nina Paley. Copying is an act of love. Please copy and share.

Outros artigos com o mesmo tema aqui.

Mais posts que você vai gostar:

Aprendendo a lidar e conviver com pessoas agressivas e passivo-agressivas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.