novembro 04, 2015

Aprendendo a lidar e conviver com pessoas agressivas e passivo-agressivas

Mimi & Eunice ♡ 2015 Mimi and Eunice. Copying is an act of love. Please copy and share.

Aprender a lidar e conviver com pessoas agressivas é parte do aprendizado de cuidar-se frente aos passivos-agressivos também. Então vamos logo ver algumas respostas pertinentes para os raivosos do cotidiano.

Usar a expressão acalme-se nem sempre ajuda por isso alguns tentam explicar o que pode ter acontecido do outro lado. Muitos se juntam à fúria alheia explorando o próprio labirinto de inconformidades, enquanto uns poucos ficam em silêncio. Todas essas são reações humanas que nem sempre resolvem.

O que fazer então? Estas são algumas ideias para você aprender a lidar com os contratempos.

Quando não quero me envolver.

Diga "Eu sei como é isso e sinto muito que tenha acontecido com você." Esse encaminhado é o que mais escuto aqui nos Estados Unidos e ajuda mesmo a pessoa a se sentir entendida sem  te envovler ou parecer que não se importa. Ouça um pouco, mas como nem sempre é bom fingir que concorda veja se não tem algo mais importante para fazer e saia verdadeiramente dizendo "eu tenho que ir ao ... mas espero que tudo se resolva da melhor maneira possível.

Quando quero ajudar

Fale "Você deve estar furioso, o que vai fazer a respeito?" Isso ajuda a pessoa a sair da situação de raiva cíclica encorajando para uma ação positiva a respeito. Continuando na ajuda você pode perguntar onde ela pretende chegar ao final da crise e como ela pensa em chegar lá. Então ofereça ajuda nos pontos onde tem certeza que pode ajudar.


Quando você não tem nada a ver com o problema e quer se afastar da situação

Comece com "Quero te ajudar, mas é difícil fazer isso com todo esse ataque sobre mim." Duas situações fazem a pessoa descarregar em você, uma é porque você aceita, a outra é por confiar o suficiente que você vai a perdoar depois. Então se você não disser nada tudo vai continuar igual. Arrume um jeito de dizer o que acontece sem que a pessoa fique com raiva de você. Nesse caso, fale na primeira pessoa, usando o "eu" ao invés de "você" é provável que ele não fique na defensiva (desde que não seja um passivo-agressivo), mas seja calmo e paciente porque é provável que ele não tenha conhecimento do que faz.


Quando você quer quebrar o silêncio e voltar ao normal

Indique que percebe algo "Está estranho, podemos falar sobre isso?" Confrontar um passivo-agressivo (veja mais sobre o assunto aqui) é como brincar de esconde-esconde. Você nem sempre vai saber de verdade o que causa essa atitude e às vezes dá trabalho trazer à tona as razões da raiva. Tente mostrar que você realmente quer consertar o que há de errado entre vocês o que pode levar à um pedido de desculpas ou ter que dedicar mais atenção ao raivoso. Entretanto se não sentir receptividade, faça o seu melhor e mantenha o relacionamento na base do profissional. Condescendência pode sugerir culpa da sua parte que vai trazer mais raiva para cima de você.


Quando é melhor acalmar antes de falar sobre o assunto

Dizer "Eu não sabia que isso te deixaria tão nervoso. Vamos falar disso depois." Quando a raiva toma conta, a racionalidade vai embora. Dar um tempo para o outro pensar é importante para trazer um pouco de razão para a cena. Enquanto isso, lembre-se que a raiva não é para você e ajude o outro a investigar de onde vem o sentimento voltando para a conversa com mais critério. Se, mesmo pedindo um tempo, a pessoa continuar falando, deixe que ela ventile um pouco antes de voltar à conversa.


Quando você precisa do perdão porque foi sua culpa mesmo

Pedir desculpas "Se eu machuquei você, deixe-me consertar a situação." Pare de se defender da besteira que fez e tente consertar o que fez. Existem grandes manuais explicando como se desculpar. Pode não ser fácil falar quando os sentimentos estão aflorados, então acalme-se e acalme a pessoa que quer pedir desculpas. Deixe ela falar se for necessário para esvaziar a raiva então use a empatia para considerar o que está sendo falado. Seja paciente com tudo o que está sendo falado e lembre-se que pode demorar para ser perdoado ou esquecerem o que você fez de errado.


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Artigo adaptado do original Unstuck para o aprendizado de todos os que convivem com pessoas raivosas, sejam agressivas ou passivas-agressivas. Clique para ler em inglês 6 ways to deal with an angry person (6 maneiras de lidar com quem está com raiva).

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