julho 27, 2020

Convivendo com um passivo-agressivo, o livro, capítulo 8.1

Atendendo a pedidos, cá estou eu dando continuidade ao resumão do livro do Dr. Scott no qual ele combina experiências de consultório, de amigos e observações sociais sobre a convivência com um passivo-agressivo.

Lembrando que nada substitui a leitura do livro do próprio autor. Esse texto tem a intenção de ser a base introdutória para um assunto complexo que merece ser relido várias vezes durante o longo e duro processo de amadurecimento.

"Trex Sex Seguro diz:
Querido vizinho,
Manda ver!
Mas sério vai arrumar o rangido da sua cama.
Obrigado!
Seus vizinhos."


Sexo e o homem passivo-agressivo

Este homem vai te prometer uma noite maravilhosa, mas nunca vai falar de um futuro com você. Tudo é simplesmente mais um jogo e quando você estiver super envolvida ele vai te desapontar novamente. Confusa e sem o prometido sexo, você entende que ele só queria que você o quisesse. 

O que aprender dessa situação? Ele faz isso em piloto automático. Ele não consegue se comprometer a um relacionamento íntimo.


O amante passivo-agressivo

O sexo é uma interação complexa que em alguns engatilha o medo de intimidade, a competição e a realidade da dependência do outro. Tudo isso impõe uma pressão que vai fazer a performance dele cair, além de construir barreiras à satisfação sexual de ambos. Ele estraga a experiência para vocês enquanto pensa na exposição de si próprio durante o contato físico com você.

Vamos ver alguns tipos de jogos sexuais podem ser apresentados a você:


Preferências Sexuais

O provocador: um jeito de lidar com a insegurança.

Paulo de 27 anos entrou na terapia com dúvidas sobre sua habilidade de crescimento na firma de gerenciamento de dinheiro alheio e dificuldade com mulheres. Ele conta que encontrou uma garota numa festa e fez com que ela se interessasse por ele. Depois de algumas bebidas ele sugere que eles deixem o bar. Em seguida ele entra em pânico, apesar de ter certeza que poderia ficar com ela a noite toda.

O que aconteceu aqui? Ele é o passivo-agressivo que vai lhe dar menos do que oferece ou tem para te dar. Mesmo quando, no começo, ele percebe que você não está tão interessada, ele vai te instigar até que você se interesse para então desistir de você.

Não se engane, ele sabe o que está fazendo, "mesmo quando ele finge inocência falando que depois pensou melhor e viu que não queria sair com ela, não valia a pena, blá-blá-blá".   
 
Com o tempo, Paulo aprendeu a vencer sua insegurança, reverteu o jeito que tratava as mulheres e aprendeu a se mostrar vulnerável a algumas mulheres quando se sentia assim.

O parceiro passivo: lidando com submissão e dominação

Muitos passivo-agressivos conseguem separar sexo e intimidade, além de preferirem ser dominados pelas mulheres. Ele pode lutar contra uma mulher empoderada no cotidiano e, ao mesmo tempo, se sentir excitado por uma dominadora na cama.

Algumas dessas mulheres, depois de um tempo de desapontamento decidem deixar de lado o sexo e passam a viver somente a competição do relacionamento. A ideia de satisfação mútua escapa a imaginação dele. Ele é ambivalente na sua passividade e passa ao estado infantilizado durante a relação sexual. 

O paradoxo é que ele não vai dar algo que sabe que não vai receber. 

O feminizador: a versão masculina do quero tudo

Enquanto o amor traz a afirmação de alegria de viver um pelo outro, esse passivo-agressivo é obcecado com novidades. Ele está ali somente pela conquista e mantém você a uma distância segura e gerenciável. Comprometimento não vem a sua mente, mas pode até conseguir manter um relacionamento que será um sacrifício.

Saiba que ele está de olho em outra, sempre!


Problemas e exigências

Todas as histórias retiradas das vidas de passivos-agressivos acabam sendo sobre a falta de vontade de satisfazer uma mulher, fisicamente ou espiritualmente. Enquanto a maioria dos homens vai fazer de tudo para descobrir o que sua esposa mais gosta, o passivo-agressivo vai fazer de tudo para satisfazê-la num primeiro momento. Entretanto, vai se "esquecer" ou fazer tão mal feito que vai fazê-la desistir.

Não importa se ele é hostil, amedrontador, do contra... Problemas sexuais vão aparecer o tempo todo. 


Quando ele vira de lado: o significado por trás da abstinência

Fases de esfriamento sexual são comuns, bem como ressentimentos, cansaço, tédio ou estresse acontece com qualquer casal. Entretanto, se eles são persistentes algo precisa ser feito.

A recusa de fazer sexo é uma arma para o passivo-agressivo lutar com você. Fazendo com que as queixas sobre abstinência serem comuns no relacionamento. Na verdade, a abstinência é uma desculpa perfeita para alguém que não vê o sexo como um momento de intimidade.

Importante: Não importa o que aconteça, ele vai fazer você pagar se recusando atrasar com você. Se você aceitar a culpa do problema, ele venceu!

Ele sabe que deixa você frustrada.

Frustração e privação são coisas que fizeram parte da infância dele. Então para antecipar esses comportamentos ele age privando ou vitimizando você. Omissão é o crime ideal dele.
 
Eu combato o "tratamento silencioso"
com o tratamento "nem percebi".


***


O livro: Living with the Passive-Aggressive man; Coping with the Personality Syndrome of Hidden Aggression - from the Bedroom to the Boardroom, de Scott Wetzler, Ph.D. Em tradução livre Vivendo com o homem passivo-agressivo; Lidando com a Síndrome de Personalidade da Agressão Encoberta - da Cama à Sala de Reuniões. Autor: Scott Wetzler, Phd., New York, 1992.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.