julho 30, 2020

Fazer a Dieta AIP, Protocolo Autoimune Paleo ajuda a manter a doença autoimune sobe controle?

Será que todos os alimentos nessa foto são AIP?

Respondendo a pergunta, algumas pessoas acreditam que sim!

Entretanto, com tantas dietas disponíveis, será que devo seguir a dieta AIP?

Existe dieta sem glúten, cetogênica, vegetariana, vegana e muitas outras que você deve ter ouvido falar nas redes sociais.

Algumas pessoas com doenças autoimunes dizem que se sentem melhores quando seguem uma dieta restrita. Outras pessoas também falam que conseguem até mesmo diminuir a medicação com orientação médica.

O que é a dieta AIP?

O Protocolo Autoimune funciona reduzindo a inflamação intestinal que está associada com doenças autoimunes. A recuperação do sistema imunológico e da mucosa intestinal são algumas consequências trazidas pela dieta AIP que impactam nas doenças inflamatórias.

AIP e Paleo são a mesma coisa?

Não! AIP pode ser considerada uma versão bem restrita da Paleo, mas é só isso. A ideia principal da AIP é que doenças autoimunes são causadas pelo "leaky gut" ou pela permeabilidade intestinal. Nesse caso as proteínas dos alimentos passariam inteiras por pequenas lacunas nas paredes intestinais provocando uma resposta agressiva do sistema imunológico.

Com a dieta AIP você vai comer alimentos ricos em nutrientes e evitar comidas que são consideradas inflamatórias. Ou seja, evite irritação no intestino com alimentos e reduza a inflamação, além de outros sintomas das doenças autoimunes.

Como o Protocolo Autoimune foi criado?

O protocolo AIP foi atribuído ao pesquisador Loren Cordain que foi quem descobriu que alguns alimentos poderiam às vezes, engatilhar respostas inflamatórias em pessoas com doenças autoimunes.

O autor Robb Wolf reforçou o protocolo AIP no seu livro The Paleo Solution introduzindo a dieta de eliminação.

Sarah Ballantyne, conhecida como a mãe da dieta Paleo se interessou pela ciência sobre o protocolo e também escreveu sobre ele no livro The Paleo Approach. Hoje ela é considerada a autoridade no Protocolo Autoimune.
  

Quer saber mais sobre o que comer? Ou sobre o que evitar?

Leia esses textos:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.