julho 17, 2020

Abraçando a vovó

Por Elisabeth Santos


Eis que chega o quinto “mesversário” do neném que nem parece neném. Está forte e crescido. Além disso, demonstra conhecer cada membro da família: do colo da babá, vê a vovó chegar e estende os bracinhos. Completa o reconhecimento fazendo um barulho com os lábios, e a vovó repete mostrando ter entendido o cumprimento. Ri junto com ela. Festa completa!

Chega o vovô. Na mão direita tem a chave do carro. Neném adora passear de carro. Sorri e balança os braços e as pernas.

Hora do banho e a banheira de plástico parece pequena. Está não. É o bebê dando impulso com os pezinhos encostados na borda. Quem está por perto ajuda segurando seus pés, para que a água não esparrame pelo chão molhando tudo. Nesse momento, neném suga a umidade das mãos. O gosto da água o atrai. Só conhece leite materno!

Começa a se interessar por pessoas que estão a mastigar algum alimento nas proximidades.

Acompanha os movimentos da titia que corta uma fatia de bolo, ajeita no prato e leva uma garfada à boca. Neném não saliva por não ter ideia ainda do que se trata aquele ritual.

Em outros tempos... Ppoderia provar, mas com os conhecimentos nutricionais de hoje em dia, não! Nada de doce, nem alimentos que estão na mesa de refeições dos adultos.

E o neném, distrai-se em seu berço pegando a ponta do pé. E puxa a meia até tirá-la. Babador? Mesma coisa. Puxa com as duas mãozinhas até que saia. Tem tanta força ao fechar a mão num objeto que fizemos o teste do carro dele. Prende de tal forma que chega a arrasta-lo quando andamos com ele ao colo. É divertido acompanhar seus progressos e caretas.


Novidade a cada dia! 




--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora resolveu escrever e já publicou dois livros. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.