janeiro 22, 2018

Posso levar comida para os Estados Unidos? Novidades...

O primeiro post da série foi em 2015, ele está aqui. Depois fiz outro post sobre o assunto em 2016, também aqui. Complementei com o texto do ano passado que está aqui. Encerrado mais um ano e depois muitas perguntas devidamente respondidas vou deixar aqui uma revisão, pois muita coisa mudou desde os outros escritos deste blog.

Voltando para casa agora em janeiro (de 2018 se você está chegando atrasado por aqui) eu novamente me deparei com aquela situação onde eles avisam sobre as malas. "Elas serão desembarcadas, sem exceção, na primeira cidade que você desce nos Estados Unidos", avisa o atendente. "Mesmo que você vá pegar uma conexão, deverá reembarcar sua mala na devida companhia aérea." Dessa vez entretanto, o comissário acrescentou com seu reconhecível carioquês que era para comermos o lanche final porque "não será permitida a entrada de carne ou frutas" no país.

SIM, as coisas mudaram um bocado desde o ano passado mesmo para voos internos.

Nada de frutas, nadinha! Nada de carne, nadinha!

Pitaya rosa colhida da horta do papai.

Outras coisas, com as devidas observações já feitas em textos anteriores que você lê aqui e aqui, podem entrar nos Estados Unidos sem maiores problemas. O ideal no entanto é que você leve somente coisas industrializadas, bem embaladas e que não contenham nenhum ingrediente proibido. E o ideal mesmo, de verdade, é que você não se aventure a levar comidas, mas nem todos podem se dar ao luxo. Entendo...

Eu poderia ficar horas aqui divagando sobre os motivos de não aceitarem a entrada de frutas e carnes, mas o fato é simples. Está proibido e ponto final.

Então, sendo assim, veja bem, leve de presente outras coisas que o nosso querido (mas atrapalhado) país produz. Artesanato é uma boa opção, coisas feitas à mão são raras e bem caras por aqui. Se tiverem uma história de sustentabilidade, melhor ainda! Explica a história de como o produto ajuda as mulheres da periferia da cidade com cara de drama e tudo vai ficar bem. Menos stress na hora de desembarcar, menos risco de ser reconhecido pelo sniff dog, não precisa parar no raio-x. Tudo de bom!

Agora, digamos que você está mesmo interessado em mostrar ao colega americano o "sabor" do Brasil. O que fazer? Seguem algumas opções de quem mora numa região com pouquíssimos brasileiros, mas ainda assim consegue comprar coisas do país.

Aprenda o nome em inglês das frutas e tente comprar em mercados mexicanos, asiáticos e afins. Por aqui existe pitaya (dragon fruit), lichia (lychee), manga (mango), coco seco (coconut), goiaba (guava), mamão (papaia), limão verde (lime), coco verde (young coconut), açaí (açaí berry - polpa congelada), tamarindo (chama tamarindo mesmo), etc. Para frutas mais específicas, continue lendo.

Sabe aquela tradicional coxinha de bar que tem o palitinho de dentes?
Hummmm delícia!

Corra atrás dos alimentos e ingredientes que você quer apresentar aos nativos, compre tudo no mercado local e prepare o prato especial para ele. O exemplo clássico de sucesso é a "caipirinha", faça com vodka (muitos não gostam da pinga), mas também já vi gente fazer feijoada, coxinha, doce de leite de colher, entre outros quitutes. Eu mesma fiz muito brigadeiro, açaí na tigela e pão de queijo para o pessoal provar.

Para você ter uma ideia dos ingredientes que podem ser encontrados por aqui... Na prateleira das comidas mexicanas do Walmart tem leite condensado (condensed milk), nos mercados asiáticos tem jaca (jackfruit), mandioca (yuca), cará (taro), chuchu (chayote). Mel brasileiro tem no Whole Foods, juntamente com couve (kale ou collards), pão de queijo (sim ele mesmo! Brasibites é uma das marcas, mas existem outras), mandioca crua já vi por lá também. Água de coco tem para todo lugar, então eles provaram em alguma da época que estava no auge da moda. Entretanto, a que encontramos por aqui é ruim (parece água salobra) e você não poderá fazer nada para mudar isso.

Outras delícias da nossa delicatessen são: paçoquinha (pacoquita quando o americano pronuncia bunitinhu) encontrada nos mercadinhos brasileiros, ou online e bombom garoto da caixa amarela. Vou  logo alertando para o fato dos americanos não terem a mínima ligação amorosa com a cor da caixa, ou com a variedade de sabores que ela contém. Isso é coisa de brasileiro, americano prefere o chocolate puro mesmo.

Pé de moleque, pelo menos no sul do país existe algo parecido que são os Pralines. Pamonha (tamales) eu encontrei no mercado mexicano juntamente com um corte de carne conhecido por picanha! *____* ela mesma!

Olha só para você ver (como se diz no interior de Minas), depois de comer um excelente arroz doce aqui em Detroit, eu tive certeza de que tudo é possível no mundo de-meu-Deus.

Um dos doces da minha infância.
Minha mãe achava super fácil de fazer.
Esse aqui estava simplesmente divino!

Acho que cabe aqui mais uma advertência... Mesmo que você prepare igualzinho, com todo o amor e carinho, é bom estar preparado para essa verdade intergaláctica. Nem todo mundo gosta da nossa comida típica, viu? Aliás, alguns vão detestar! Respire fundo e lembre-se de que eles não têm afinidade emotiva com as nossas texturas, cores ou sabores.

Parênteses aqui para uns causos minero, sô.

(1. A vez eu levei doce de banana para a Alemanha foi um fiasco - da parte delas é claro! As colegas olhavam o docinho e me perguntavam, "mas se a banana é amarela, por que o doce é preto? Que tipo de corante usaram aqui?" Com cara de nojinho, algumas jogaram fora quando eu não estava olhando. Que pecado, minha gente.)

(2. Outra vez, em um jantar da firma, fizeram de tudo para umas americanas provarem palmito porque é simplesmente uma delícia, não é mesmo? Elas acham a comida mais sem graça e sem sentido do mundo! kkkk)

(4. Bombom Sonho de Valsa também não alegrou o pessoal do meu trabalho, pois largaram tudo mesa na cozinha do escritório. Bom pra mim!)

Para que estava esperando até o final do post para uma resposta mágica sobre as frutas típicas que até mesmo dentro do Brasil somente são vistas em áreas super específicas eu recomendo você convencer seu amigo a ir encontrá-las no contexto de vida delas. Não entendeu? Fala para ele ir te visitar no Brasil, colega. Mantenha o mistério! Pois, nada, nunca, mesmo, vai substituir o gosto de uma jabuticaba colhida no tronco de uma árvore lá do Sul de Minas no alto da estação!

Um abraço, se cuida e boa viagem!


Seguem os textos mais antigos sobre o assunto com links interessantes.

Levando comida na bagagem para os Estados Unidos, atualização.



71 comentários:

  1. posso levar farinha de cuscuz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1/8/18 15:24

      desde 2015 tenho ido aos states ao menos uma vez por ano, sempre levo o cuscuz, se é permitido ou não, não sei ao certo, mas nunca implicaram com ele. o mesmo para a pergunta abaixo, a farinha lactea, filho de uma amiga é doido pela farinha lactea, e sempre que vou levo pra ele.

      Excluir
    2. No caso eu queria levar um fardo (pacote com 10 kg) de cuscuz. Posso?

      Excluir
    3. Olha 10 kg é muita coisa... eles falam de levar um tanto que seja para consumo pessoal. Eu não levaria tudo isso.

      Excluir
    4. Oi. Lembrei de uma coisa, cuscuz é milho, certo? Então é mais complicado ainda porque milho é algo que não pode entrar aqui.

      Excluir
    5. Mas era pra consumo pessoal rsrs... sendo assim então significa que encontrarei pra comprar aí?

      Excluir
    6. Tudo depende do tempo que vai ficar no país, mas 10 Kg é bastante. Subentende-se que você vai comer o que o país te oferece. E não necessariamente você vai encontrar por aqui... depende de onde você vai. Algumas cidades têm mercados brasileiros, outras não, mas a Amazon pode resolver o seu caso também.

      Excluir
    7. Eu consigo eu queria levar açaí,só que eu mandei fazer, não tem rótulos, Ser A se consigo?

      Excluir
    8. Oi Karol, pode tentar, mas eu não traria porque é fruta e está restrita a entrada... Aqui no mercado Whole Foods vende a polpa e é inclusive importada do Brasil. https://www.sambazon.com/ dá uma olhada no site. no Costco vende um tipo de juice da mesma marca. Outros mercados também já tem.

      Excluir
    9. Anônimo6/3/23 13:02

      Oi, posso levar docinhos de festa?

      Excluir
    10. Olá, pode levar se for industrial, embalado profissionalmente, então seria considerado candy. Espero ter ajudado.

      Excluir
    11. Anônimo8/3/23 10:22

      Pode levar, mas se for embalado industrialmente! Passaria como candy, dependendo da quantidade também.

      Excluir
  2. posso levar farinha de cuscuz?

    ResponderExcluir
  3. Farinha láctea pode ser levada para Orlando?

    ResponderExcluir
  4. Alguem aqui, por favor, me pode esclarecer: e sobre medicamentos? Há algum site na net para consultar? Ou se alguém aqui puder esclarecer logo, melhor. Medicamentos em pequena quantidade e para uso exclusivo e pessoal do próprio, tipo: medicamentos para dor de cabeça, diarreia, antiinflamatorios, estomago, anti histamínicos, ansiolíticos... Se houver alguém aqui que possa esclarecer logo aqui, seria ótimo. E se for permitido, devem viajar na bagagem de porão ou na bagagem de cabine? MUito obrigado pela atenção. Carlos Monteiro

    ResponderExcluir
  5. Alguem aqui, por favor, me pode esclarecer: e sobre medicamentos? Há algum site na net para consultar? Ou se alguém aqui puder esclarecer logo, melhor. Medicamentos em pequena quantidade e para uso exclusivo e pessoal do próprio, tipo: medicamentos para dor de cabeça, diarreia, antiinflamatorios, estomago, anti histamínicos, ansiolíticos... Se houver alguém aqui que possa esclarecer logo aqui, seria ótimo. E se for permitido, devem viajar na bagagem de porão ou na bagagem de cabine? MUito obrigado pela atenção. Carlos Monteiro

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu sempre levo minha farmacinha de emergência e nunca tive problemas
    Coloco em uma necessarie na bagagem despachada
    No caso do puran , que é um remédio que não posso deixar de tomar, eu coloco uma cartela na farmacinha da mala e uma cartela na minha bolsa.
    Nunca tive problemas e acredito que se for em pequena quantidade tudo bem
    Se for remédio controlado por receita tarja preta vc precisa levar a receita.
    Aconselho colocar uma cópia da receita junto à ele é levar a original com vc.
    E tem um remédio pra dormir chamado Royphinol que vende aqui no Brasil mas é proibido lá nos Estados Unidos. Esse, Segundo uma amiga minha médica, é melhor não levar , pois sendo proibido lá, pode te trazer problemas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Débora! Se é proibido no país é melhor nem arriscar.

      Excluir
    2. Anônimo6/3/23 12:52

      Meu filho vai se casarem mineapolis, posso levar os docinhos gourmet p a festa dele?

      Excluir
    3. Anônimo7/3/23 07:06

      Tudo depende de quantos docinhos, a embalagem precisa ser industrial. Então pode levar com restrições.

      Excluir
  7. Posso levar canjica, amendoim moido, rapadura e salaminho embalado a vácuo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salaminho não pode, carne não pode! Amendoim moído acho que sim e canjica ... você quer dizer o alimento pronto? Não pode. Canjica o grão? Milho não pode, mas canjiquinha eu não sei...

      Excluir
  8. Posso levar Massa para pastel e Farinha de Aveia? Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde! Gostaria de saber se posso levar tucupi (um sumo extraído da raiz da mandioca). Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, tudo bom? Você sabe me dizer se posso levar tucupi (um sumo extraído da raiz da mandioca)? Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, líquido só na mala despachada, mesmo assim pode ser que não permitam por ser natural. Coisas não industrializadas aparecem diferente no raio-x, então não sei.

      Excluir
  11. Posso levar inhame cru para os eua uma tres cabecinhas pequenas para meu consumo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente não pode... mas se preocurar em mercadinho asiático às vezes você encontra.

      Excluir
  12. Olá! Posso levar farinha de mandioca (1kg), doce de caju cristalizado (1 pacote) e 1 garrafa de cachaça? Preciso marcar "Sim" em função de algum desses itens no formulário da alfândega? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode levar todos esses. Sobre declarar... eles dizem ser obrigatório, mas nem todos fazem. Principalmente quando é pouca coisa.

      Excluir
  13. Bom dia, posso levar castanhas, farelo de aveia e proteina em po ( whey protein) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode sim! Apesar de que encontra castanhas em todos os lugares por aqui. Whey Protein veio daqui... então. Boa viagem.

      Excluir
  14. Posso levar panetone trufado tipo cacau show pra dar de presente la?

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde! Posso levar tapioca granulada( vem em pacote igual ao de farinha de rosca da yoki)?

    ResponderExcluir
  16. Boa noite! Posso levar tapioca granulada?( pacote de 500g da Yoki)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo POST e por todas as respostas e atenção que vc da a cada pergunta, por mais repetitivas e até fora de órbita que sejam. Fofo demais responder a todos.
      Abcs e parabéns.

      Excluir
    2. De nada! Às vezes o celular funciona direitinho e consigo responder de qualquer lugar que esteja. 🥰

      Excluir
  17. Boa tarde, Isabela! Algumas tupperware com comida congelada, despachada dentro de isopor na mala, pode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual tipo de comida? Se tiver carne não pode... e seria para consume pessoal? você tem algum problema de saúde? Bebê??

      Excluir
  18. Por favor sabe me informar se posso levar cafe p Orlando?
    Quero muito comprar uma vitamina q está em falta no Amazon
    Sabe onde encontro Astaxantina em orlando ?
    Obrigada pelo texto acima
    Bjossd

    ResponderExcluir
  19. Por favor sabe me informar se posso levar cafe p Orlando?
    Quero muito comprar uma vitamina q está em falta no Amazon
    Sabe onde encontro Astaxantina em orlando ?
    Obrigada pelo texto acima
    Bjossd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode trazer café. Astaxantina encontra-se em qualquer farmácia de grandes redes.

      Excluir
  20. Posso levar rosquinha de nata e qual a quantidade

    ResponderExcluir
  21. posso levar 1kg de castanha ou seria muito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode levar, mas a quantidade depende de fatores subjetivos de interpretação tipo quantos dias vai ficar e quantas essas estão indo, ou se é presente. Vale a pena arriscar.

      Excluir
  22. Você sabe se a gente encontra óleo de dendê? Eu sei que você é de minas mas vai que conhece kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, encontrei uma vez palm oil, mas daí a saber se era de dendê... acho melhor trazer.

      Excluir
    2. Já testei o Palm e não gostei. Me disseram que tem dendê em mercados africanos mas nunca achei um. Já levei na mala antes, e tô levando agora novamente. Declaro sempre como Palm oil

      Excluir
    3. Olá, obrigada por compartilhar a experiência!

      Excluir
  23. posso levar uma quantia de whey protein em um potinho (vou a passeio)

    ResponderExcluir
  24. Posso levar queijo para os EUA ? Se sim,
    Na mala de mao?

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  26. Olá Isabela.! Será que posso levar mate (caixinha) e tapioca..? Obrigado

    ResponderExcluir
  27. Posso levar charque industrializado em embalagem a vácuo? E o que acontece quando se declara que tem alimentos? Eles olham mais detalhado ou vai pra alguma salinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, charque é carne e carne não pode. Quando declara e é algo suspeito vai para uma sala onde eles abrem a sua mala e olham tudo o que você está trazendo com mais detalhe e se for o caso jogam num latão de lixo na sua frente. Falam para você ir não pode entrar no país com o produto, etc e tals. 😐

      Excluir
  28. Olá, gostaria de levar farinha de milho industrializada e em saco lacrado e uma lata de achocolatado 0 açúcar que minha filha de 4 anos que é diabética consome, é permitido? Se for permitido devo declarar como comida no papelzinho azul? Tudo irá na bagagem despachada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, farinha de milho eu não tenho certeza porque milho não pode, mas farinha acho que pode. Achocolatado é de boa, ainda mais q pode pegar uma indicação da médica da criança. MAS nessa época de estresse geral com corona todos estão com os nervos à flor da pele e agora com o travel ban do Brasil... eu declararia tudo e não traria nada que não fosse necessário mesmo. Tipo, farinha de milho precisa mesmo? Só tentando ajudar...

      Excluir
  29. Posso enviar chá (folhas desidratadas embaladas pelo produtor) para os Estados Unidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se forem folhas soltas na embalagem comercial / industrializada, sim! Folhas de citrus, coca e barbados não podem.

      Excluir
  30. nao posso levar fruta nenhuma ainda? queria levar umas 3 mangas e goiabas congeladas e embaladas a vácuo… e poupa de fruta industrializada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não pode... e não vai poder nunca... A explicação é que frutas podem trazer doenças que as plantações daqui não estão acustumadas. Além disso, podem ser "sementes" para árvores que podem dominar o ambiente por não terem quem consuma.
      Polpa de fruta industrializada pode, mas eu compraria aqui em um mercadinho brasileiro, ou mexicano.

      Excluir

Leave your comments here.