agosto 15, 2016

Preenchendo o formulário de entrada nos Estados Unidos


Depois de várias idas e vindas a gente fica craque no preenchimento do documento de imigração ou seja, de entrada nos Estados Unidos, mas confesso que na primeira vez tive muitas dúvidas e pouca gente para ajudar.

O formulário U.S. Customs and Border Protection é esse papel azul que entregam quando você está dentro do avião, logo no início do voo. Na chegada eles também passam perguntando se alguém precisa de outro. Se perder as duas oportunidades não se preocupe, porque antes da fila de imigração eles têm mais.

Eu geralmente preencho quando recebo porque estou mais atenta e sem tantas coisas na minha frente. Na chegada, tem o café da manhã, um monte de gente andando pra lá e pra cá, fila do banheiro e tudo mais.

Regra de bom senso: pediu a caneta do vizinho emprestada, use, agradeça e devolva! 

Já pediram emprestada a minha caneta favorita - aquelas de metal com o nome gravado - falando "pode deixar que eu devolvo" e passarem adiante. Desnecessário dizer que nunca mais vi a caneta e nunca mais emprestei outra, nem mesmo a do hotel.

Primeira regra: se estiver viajando em família preencha só uma declaração. Mesmo que o marido tenha sobrenome diferente da esposa, mesmo que sejam só irmãos ou primos. Se vocês vão passar juntos no guichê de imigração, só precisam de um formulário.

Segunda regra: letra de forma ou legível é o recomendado. Afinal queremos nos fazer entender e não dificultar a vida de ninguém.

Chegando ao formulário propriamente dito, essa é a cara dele.



1. Nome de família: aqui você coloca o seu último nome ou os dois sobrenomes se eles estiverem juntos nessa área do passaporte. No meu caso tenho que escrever os dois sobrenomes aqui.

2. Data de nascimento: como é os Estados Unidos você precisa colocar o mês primeiro, depois o dia, depois o ano. Neste caso, somente os dois últimos números do ano que nasceu.

3. Número de pessoas viajando com você: lembra-se da primeira regra? Então aqui você coloca o número de pessoas que estão viajando com você, as pessoas da sua família. Pai, mãe e dois filhos, por exemplo são 3 pessoas.

4. Endereço de onde você vai ficar: pode ser a casa dos parentes, o hotel, o motel, o hostels, qualquer lugar onde você vai se hospedar. Se for o hotel pode ser só Hilton Inn.

5. País que emitiu seu passaporte: esse é fácil, se tem passaporte brasileiro escreve BRAZIL (com Z).

6. Número do passaporte: fácil também, deve ter umas letras e uns números.

7. País onde você mora: também tá fácil, mora no Brasil? Escreve BRAZIL.

8. Países que visitou antes de desembarcar nos Estados Unidos: se você está indo direto do Brasil para os USA, então deixa vazio. Agora vamos dizer que você saiu do Rio, passou uns dias no México e agora vai pra Nova Iorque. Neste caso precisa escrever MEXICO.

9. Número da linha aérea e do voo: Pode ser algo como AA38 - American Airlines voo38 ou D8, Delta voo 8.

Agora começam as perguntas que mais geram dúvidas.


10. O primeiro propósito da viagem é negócios: sim ou não? Negócios quer dizer vendas, comércio. Alguns confundem com a viagem para conhecer a empresa matriz ou algum treinamento ou visita à uma feira de tendências da área. Qual é o seu caso? Responda apropriadamente.

11. Estou trazendo:

a. Frutas, vegetais, plantas, sementes, comida, insetos? Sim ou não? Aqui eles não estão muito preocupados se você tem um ou dois pacotes de biscoito (industrializado) na mala ou se está trazendo chocolates (industriais). Eles querem saber se você está trazendo algo não industrializado que vai contaminar as plantações deles ou espalhar algum vetor de doenças desconhecido e sem predador no país.

Eles querem prevenir a entrada de produtos perigosos à agricultura ou à vida natural do país - vide a história dos escargôs no Brasil. Alguns itens são restritos, por exemplo frutas, vegetais, plantas, terra, solo, carne, produtos feitos com carne, pássaros, lesmas, entre outros. Deixar de declarar esses produtos pode resultar em penalidades e os itens podem ser apreendidos. Para mais explicações sobre isso, veja este post - Quais tipos de comida posso levar para os Estados Unidos? Ou esse outro - Posso levar comida para os Estados Unidos? Continuação... 

b. Carne, animais, animal ou produtos selvagens? Sim ou não? Aqui novamente eles querem coisas frescas, in natura, selvagens, que não sejam pasteurizadas, embaladas, industrializadas. Veja os posts citados acima para mais informações.

c. Agentes de doenças, culturas celulares, lesmas? Sim ou não? Agora ficou mais explícito. Pode ser que esteja trazendo uns mosquitos para uma pesquisa sobre o Zika, vai saber.

d. Terra (solo) ou esteve em uma fazenda, rancho ou pasto? Sim ou não? A coisa aqui é proteger o país de qualquer tipo de doença que venha a atacar os animais ou as plantações.

12. Esteve em locais próximos à criação de gado, ou seja, manuseou ou encostou a mão? Sim ou não? A preocupação aqui é bem explícita. Nada mais normal numa época de vacas loucas.

13. Estou trazendo dinheiro em espécie ou instrumentos monetários que valem mais de US10.000,00 ou valor equivalente em moeda estrangeira? Sim ou não? Eles explicam melhor no verso do formulário. Está escrito mais ou menos isso "O transporte de moeda ou instrumentos monetários independente do valor é legal. Entretanto se você traz ou leva embora dos Estados Unidos mais de US10.000,00 (ou equivalente em moeda estrangeira ou a combinação das duas) você precisa, por lei, preencher o formulário FinCEN105 (antigo formulário 4790) no U.S. Customs and Border Protection. Instrumentos monetários incluem moedas, dinheiro, travelers checks, cheques pessoais ou ao portador, títulos ou ações. Se você não peencher o formulário os valores pode ser apreendidos e você está sujeito às penalidades criminais. A assinatura desse papel vale como uma declaração legal."

Outra explicação no verso do formulário: Substâncias controladas, artigos obscenos e substâncias tóxicas são geralmente proibidas.

14. Eu tenho produtos comerciais, artigos para venda, amostras usadas para fazer pedido de venda ou materiais que não são considerados pessoais? Sim ou não? Se estiver trazendo algum produto específico para a venda precisa preencher o verso com descrição e valor dos artigos para a venda. Eu nunca trouxe nada para comércio, então não posso ajudar aqui.

15. Residentes: o valor total de todos os produtos, incluindo mercadorias comerciais que eu comprei ou adquiri fora, incluindo presentes para outras pessoas que não foram enviadas por correio para os EUA e eu estou trazendo para os Estados Unidos é: escreva o valor do que está trazendo para dar de presente.

Visitantes: o total de produtos que vão ficar nos Estados Unidos incluindo mercadorias é: escreva o valor aproximado aqui.

Leia as instruções no verso do formulário. Existe um espaço para você escrever os itens que devem ser declarados.

Ao final vem a assinatura dizendo que você leu o verso e declara ser verdade o que está escrito no formulário. No fim das contas a assinatura já serve para provar que no mínimo você mentiu sobre algo ilegal que está trazendo. Mas esse não é o nosso caso, não é mesmo?

Dúvidas, perguntas? Escreva seu comentário abaixo.


Um comentário:

  1. no caso de turista, o valor que estamos levando deve ser informado em Visitantes?

    ResponderExcluir

Leave your comments here.