agosto 22, 2016

Como ficou o saldo de design das Olimpíadas no Brasil?

O vibrante e esverdeado Rio de Janeiro merece uma medalha só por vencer a competição "aglomerado de pessoas sem ataque muçulmano". Foi ouro com louvor. A prova de "aumentar visibilidade do país" também obteve um alto score, ainda que com repercussões não tão boas. Levamos prata. Já sobre "trazer turismo e investimentos - em dólar" eu fico na dúvida, porque as arquibancadas estavam meio vazias. Seria um suado bronze.

Outros infortúnios como furtos e roubos, me dou o direito de não comentar aqui. Entretanto, sobre design de interiores, arquitetura e engenharia posso dizer que nem nos classificamos. Ou vai dizer que não viu os posts internacionais do pessoal alojado nos apartamentos? Esse da fita adesiva é o melhor. Veja outros aqui.

Time da China, no twitter.
Fita adesiva é uma coisa que o atletas não podem esquecer no #Rio2016.
Vai te ajudar de muitas maneiras na Vila Olímpica.

A exposição mundial das instalações do Rio foi grande. Sem contar às altas expectativas de atletas que já passaram por várias cidades e à pressão social - global, no caso. Lembro que por 2 semanas, a cada 4 anos, todo mundo está focado na cidade sede das Olimpíadas de Verão (referência do hemisfério norte).

No Rio, a montagem da estrutura foi logisticamente complicada. Afinal, de última hora é difícil fazer coisas boas. Veja este postEm geral, os projetos devem ser feitos com edificações que ressaltam a região. É uma oportunidade sem precedentes para a cidade sede reafirmar seu esplendor. Um exemplo foi Barcelona, na Espanha, a cidade literalmente reviveu após os jogos Olímpicos com os investimentos na infraestrutura da cidade. Dizem que Barcelona voltou ao calendário turístico após 1992.

Poucos sabem que nos bastidores dos jogos há também uma competição de arte, arquitetura, engenharia e design. Afinal, quem não se lembra do ninho de Beijing? O equilíbrio entre prazo de entrega e efeito visual foi fundamental nessa edificação. 

Estádio ninho de pássaro na China.
No trabalho entre designers e engenheiros as pequenas empresas não têm vez em parte devido à papelada do COI, que até foi reduzida nos últimos anos. O processo faz com que somente as melhores e mais experientes empresas passem na avaliação do Comitê. Pelo menos é o deveria ter acontecido no Rio. Ou vai me dizer que a pia caída no quarto do jornalista chinês representa as melhores empresas de construção do Brasil? Eu não acho!

Uai, então quem ganha uma concorrência dessas? Somente grandes empresas como AECOMSOM e Populous, isso lá no início do processamento das ideias. Isso não quer dizer que pequenos não participam de nada, mas é muito difícil um deles ganhar a concorrência do grande projeto. 

Mas para não dizer que não falei de flores... 30 milhões de itens foram comprados localmente ou feitos à mão, como os travesseiros. Sabrina Porcher, especialista em sustentabilidade disse antes dos jogos que ia trazer materiais simples, como concreto e tijolo para o design de interiores. Confesso que fiquei com medo, mas outros designers garantiram que o espírito crítico brasileiro foi mantido. Ufa!


Enfim, turistas que vão ao Brasil esperam ver expressionismo ou como eles dizem, drama, mas em troca terão funcionalidade. Minimalismo que é nome ensinado na faculdade, o italiano chama de espartano, o americano fala que é frugal, mas é mais conhecido como pão-durismo ou desvio. shhh

Falando nisso, babado forte: Zaha Hadid acusou os organizadores japoneses de descartarem o projeto dela para o estádio. Alegou que no centro das decisões permanecem o que eles chamam de “jantares e vinhos”. Não acham que o Rio ficou de fora dessa, né mermão? Aliás, dizem ter sido o pior desde Atenas 2004, na Grécia. Competição suja essa.

No final das contas, um desenvolvimento que custa na casa de 50 milhões de dólares precisa ainda se pagar. Façanha que só a minoria consegue e não estaremos nesse time. Ah, não vai me dizer que achou que seria diferente, no Rio? Cidade maravilha purgatório da beleza e do caos!

No final das contas, das medalhas e dos jogos, seja por bem ou por mal, nós brasileiros ficamos mais conhecidos.


Como seria a linha do tempo para as Olimpíadas se o Rio fosse um lugar organizado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.