agosto 10, 2016

Como seria a linha do tempo para as Olimpíadas se o Rio fosse um lugar organizado.

10 anos antes

Os comitês olímpicos dos países se declaram interessados em sediar os jogos. São feitos workshops nas cidades que querem participar. Durante um ano são feitos planos e estudos que demonstram a viabilidade. Apresentam visão, estratégias e conceitos. Acontecem referendos para consulta da população (Boston 2014 é um exemplo, Rio não é).

©  | Dreamstime Stock Photos
9 a 8 anos antes

Os comitês selecionam as cidades e estas enviam seus lances. Comitês locais criam rápidas competições para planos gerais e internacionais. Mas isso não foi feito no Rio até 5 anos depois do prazo. Consultas públicas e privadas sobre gastos tomam parte da decisão para avaliação de eficácia, legalidade e planos de entrega começam a ser delineados.


7 anos

O comitê IOC eleje a cidade. O plano começa a ser finalizado e a cidade determina estruturas básicas, construções novas, reformas etc. para o Rio a cidade já estava equipada com muitas coisas de acordo com o Pan Americano de 2007 embora nem tudo seja a mesma coisa… exemplo, um novo velódromo foi construído porque a International Cycling Union não aprovou o anterior e o preço do novo foi equivalente a um novo mesmo.


©  | Dreamstime Stock Photos
6 a 5 anos

Firmas locais de arquitetura são contratadas para ajudar a coordenar a competição de design e leilões sõa feitos para projetos específicos. No Rio eram 59 candidatos de 18 países entraram no leilão para a construção do Centro de Treinamento Olímpico.

4 anos

Arquitetos e engenheiros locais são designados para os planos de viabilidade. Os planos são apresentados ao público, com futuros planos para venues temporários.

3 anos

As construções de venues permanents começam. Times de designers de interiors nas firmas de arquiteura são chamadas para finalizer o complex. O comite olimpico começa a pesquizar items internos que tem a ver com o especificado pelo corpo governamental, inclusive os móveis para a vila olimpica.


©  | Dreamstime Stock Photos
2 anos

As construções permanentes estão quase prontas e as construções temporárias começam.


1 ano

Começam os testes com as instalações do evento e a viabilidade dessas estruturas. Acabamentos são iniciados.

E finalmente começam os JOGOS!!

E o que deve acontecer 1 ano depois dos jogos?

A estrutura é reaberta à populaçào, inclusive escolas, casas e locais de treinamento.

Agora conte como você acha que vão ser as Olimpíadas de Verão que por acaso acontecem no inverno do vibrante e esverdeado Rio de Janeiro?

E para quem chegou até o final, posso contar agora o valor que o Brasil pagou para participar da Olimpíada. 15 bilhões! Reais, não seu bobinho, dólares.




2 comentários:

  1. Infelizmente, isso aqui é brasil... só vergonha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito infelizmente, quanto mais eu viajo, mais eu vejo que temos de tudo para ter um bom país para todos os cidadãos... só que não. =(

      Excluir

Leave your comments here.