10 anos antes
Os comitês olímpicos dos países se declaram interessados em sediar os jogos. São feitos workshops nas cidades que querem participar. Durante um ano são feitos planos e estudos que demonstram a viabilidade. Apresentam visão, estratégias e conceitos. Acontecem referendos para consulta da população (Boston 2014 é um exemplo, Rio não é).
© Phil Date | Dreamstime Stock Photos |
Os comitês selecionam as cidades e estas enviam seus lances. Comitês locais criam rápidas competições para planos gerais e internacionais. Mas isso não foi feito no Rio até 5 anos depois do prazo. Consultas públicas e privadas sobre gastos tomam parte da decisão para avaliação de eficácia, legalidade e planos de entrega começam a ser delineados.
O comitê IOC eleje a cidade. O plano começa a ser finalizado e a cidade determina estruturas básicas, construções novas, reformas etc. para o Rio a cidade já estava equipada com muitas coisas de acordo com o Pan Americano de 2007 embora nem tudo seja a mesma coisa… exemplo, um novo velódromo foi construído porque a International Cycling Union não aprovou o anterior e o preço do novo foi equivalente a um novo mesmo.
© Garry Wolsey | Dreamstime Stock Photos |
Firmas locais de arquitetura são contratadas para ajudar a coordenar a competição de design e leilões sõa feitos para projetos específicos. No Rio eram 59 candidatos de 18 países entraram no leilão para a construção do Centro de Treinamento Olímpico.
4 anos
Arquitetos e engenheiros locais são designados para os planos de viabilidade. Os planos são apresentados ao público, com futuros planos para venues temporários.
3 anos
As construções de venues permanents começam. Times de designers de interiors nas firmas de arquiteura são chamadas para finalizer o complex. O comite olimpico começa a pesquizar items internos que tem a ver com o especificado pelo corpo governamental, inclusive os móveis para a vila olimpica.
© Yan Zommer | Dreamstime Stock Photos |
As construções permanentes estão quase prontas e as construções temporárias começam.
Começam os testes com as instalações do evento e a viabilidade dessas estruturas. Acabamentos são iniciados.
E finalmente começam os JOGOS!!
E o que deve acontecer 1 ano depois dos jogos?
A estrutura é reaberta à populaçào, inclusive escolas, casas e locais de treinamento.
Agora conte como você acha que vão ser as Olimpíadas de Verão que por acaso acontecem no inverno do vibrante e esverdeado Rio de Janeiro?
E para quem chegou até o final, posso contar agora o valor que o Brasil pagou para participar da Olimpíada. 15 bilhões! Reais, não seu bobinho, dólares.
Infelizmente, isso aqui é brasil... só vergonha...
ResponderExcluirMuito infelizmente, quanto mais eu viajo, mais eu vejo que temos de tudo para ter um bom país para todos os cidadãos... só que não. =(
Excluir