agosto 18, 2013

Como saber se seu colega é passivo-agressivo?

Mimi and Eunice cartoon.

O interesse pelo tema é grande, mas nem sempre as pessoas que pretendem falar sobre o assunto querem se identificar. Compreensível, viver com um tipo desses é como perder a liberdade de expressão. O sentimento que persiste é o coerção, constrangimento, intimidação, ou qualquer outra palavra que queira usar para descrever uma opressão.

Mais uma pergunta de um colega sobre passivos-agressivos no trabalho.

"Muito interessante este tema, e a forma como foi abordado me deixou curioso. Uma vez que vivemos em um mundo corporativo e dentro deste contexto, é possível em uma auto-avaliação diagnosticar os sintomas de um perfil passivo-agressivo? Desde de já agradeço a atenção dispensada."

Resposta

Com certeza os passivo-agressivos são tipos bem interessantes e nem tem consciência do próprio comportamento. Particularmente me interesso bastante pelo tema, independente do ambiente no qual os encontramos. Numa avaliação é provável que escrevam respostas “corretas” e não o que fazem de verdade.

Para um diagnóstico psicológico é preciso contratar profissionais experientes, mas pensando no contexto corporativo você mesmo pode avaliar alguns pontos.

Se é um funcionário que realiza as tarefas do cargo, consegue conviver em grupo e atinge as metas, mesmo com atrasos, pode ser considerado um tipo difícil ou excêntrico. Mas não perca de vista outros sinais, por exemplo se os colegas estão desestimulados. Ou então, a equipe está se desfazendo, não espere muito para agir. Por exemplo: se ele(a) não entrega projetos, se atrasa ou falta sem motivos, mente, acusa ou sempre se envolve em intrigas com os colegas, avalie melhor e faça as contas.


Manter alguém com esse perfil pode custar a motivação e a confiança de uma equipe inteira e, neste caso, você pode concluir que o baixo rendimento do grupo já é um diagnóstico. 

--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.