agosto 01, 2013

Quero muito ajudar meu colega passivo-agressivo.

Mimi and Eunice cartoon.

Mais uma dúvida de alguém que preferiu não postar a pergunta sobre passivos-agressivos. Leia aqui o post anterior sobre o assunto que intimida pessoas.
"Muito bom o post e acredito que muitos compartilham o sentimento de conhecer pessoas que se encaixam bem na descrição.

Se possível, gostaria que você complementasse o artigo com dicas de como colegas de trabalho (e não necessariamente seus gestores diretos) poderiam abordar o tema, motivar tais pessoas a refletir sobre suas ações e como elas poderiam melhorar a postura profissional."

Minha resposta
Colaboradores passivo-agressivos podem vir a ser grandes desafios também para seus colegas, mas como percebeu eles são comuns hoje em dia, em todo lugar.
A principal dica é ser assertivo, não “entrar no jogo” deles. Esse tipo de comportamento é reflexo do medo de se expressar e por isso, para ajudar, você deve contribuir para a criação de um ambiente onde é seguro falar.
A melhor maneira de abordar o tema é se focar em fatos específicos, por exemplo, os atrasos. Você deve dizer que ele está se atrasando com frequência para as reuniões ou na entrega de relatórios. Pode ainda se oferecer para chamá-lo minutos antes, desde que isso não te atrase também. Outro exemplo é quanto à dificuldade em finalizar projetos, ajude na conexão e conclusão das ideias, mas não faça o trabalho dele, nem deixe de fazer o seu. Sem colocá-lo em evidência, ajude-o a reconhecer os pontos fortes que possui. Veja se ele possui habilidades necessárias para a tarefa e se for o caso, ofereça um mini treinamento.
Fale quando for necessário, seja firme quando precisar, mas nunca agressivo. Se perceber, no colega sentimentos como frustração, mas mesmo assim ouvir “não é nada”, informe o que percebeu e recomende que não reprima o que sente. Afinal, pensando bem, se ele ainda está na empresa, desde que não seja pura inércia da instituição, deve ter mérito.
Boa sorte!

--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.