agosto 03, 2013

A Agulha de Cleopatra, não parece agulha e nada tem a ver com ela

Agulha de Cleópatra, NYC

Construída na cidade de Luxor, no Egito uns mil anos antes Cleopatra nascer. Foram feitos 2 pares, uma está em Londres e outra em Paris. A quarta permaneceu no sítio original. Essa chegou em Nova Iorque em 1880 com todo o sacrifício necessário para se transportar um totem de pedra maciça pesando 240 toneladas pelos oceanos daquela época.

O obelisco foi apelidado de erroneamente de Agulha de Cleopatra na França, onde foi instalada a primeira que saiu do Egito. Nos States, essa aí fica no Central Park, perto do Metropolitan Museum em cima desse pedestal para proteger as inscrições das abruptas mudanças climáticas da cidade. Também colocaram uns quatro siris embaixo para segurar a agulha e alimentar a serpente do Nilo. Os siris são verdadeiros, você confere na foto, verdinhos lá entre a agulha e o pedestal, mas na verdade ninguém sabe porque escolheram esses crustáceos para ficar lá.

Dizem as más línguas que está num lugar escondido e ficou mal conservada. Olha, eu achei o obelisco bonito mesmo sem ter lido o que está desenhado lá. Mas encontrei a tradução no site de referência da obra. Confere aí.



--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.