maio 16, 2016

Você gosta de trabalhos artesanais?

Tem gente que gosta e vive o artesanato como vimos no último post sobre o Florderico “O que faz parte do seu show?” link aqui.

Em Ouro Preto – MG existem muitas mulheres que vivem o artesanato de forma muito especial, algumas delas fazem parte da ASA – Associação das Senhoras Artesãs, é o caso de Bernadette Ribeiro e Virgínia Deveza que têm seus trabalhos vinculados à Associação e ainda outros de marcas pessoais.


A ASA é uma associação de mulheres artesãs super criativas que se reúnem geralmente uma vez por semana para trabalharem coletivamente. Essas mulheres também viajam e participam de Feiras por todo o país, onde aprendem muito, ensinam e ainda expõem suas produções de arte- feita-a mão.
Virgínia tem sua marca: Anjinho Barroco Artesanato, é apaixonada por bordado desde pequena, não passa um dia sem bordar, depois que descobriu uma fábrica de tecidos com designer próprio em sua cidade natal – Cataguases- MG- se sentiu estimulada em lançar uma linha de bolsinhas que fazem o maior sucesso nas exposições, servem como nécessaire, porta documentos, carteira entre outros, mas, o que chama atenção é a delicadeza de cada detalhe escolhido, cada desenho e contorno de bordado feito com tanto cuidado. Perguntada sobre o diferencial de seu trabalho, Virgínia Deveza responde que sua marca e a da ASA são o acabamento de qualidade.



Bernadette Ribeiro é natural de Pouso Alegre- Sul de Minas, Designer e professora aposentada, mora em Cachoeira do Campo - Distrito de Ouro Preto.  Seus trabalhos são diferenciados e a proposta é inovadora ou “re-novadora”, pois aposta em bijus feitas com materiais reciclados.  Sua marca é “Be & Ju da Terra”, uma alusão com trocadilho às iniciais “B” (de Bernadette) e “J” (de Júlia, sua filha) que vem ainda ser entendido como “beijo da Terra” denotando o cuidado que devemos ter com o nosso Planeta.

Foto: Bernadette Ribeiro Teixeira, designer, expondo com a ASA na Casa dos Contos em Ouro Preto – MG

Bernadette acompanha as exposições da ASA com seus trabalhos, mas não para por aí, pois também participa da Feira de Artes e Artesanatos de Belo Horizonte – MG, também conhecida como Feira Hippie de BH- aos domingos.
Sua maior investida tem sido em colares reciclados, produzidos a partir do reaproveitamento de cápsulas de café expresso. Mas, não deixa suas criações anteriores de lado, essas continuam ganhando olhares admirados. Os colares de podas de arvores são seu registro pessoal no artesanato e seu maior diferencial é trabalhar com reciclagem.

Colares Be & Ju da Terra feitos a partir de reaproveitamento de cápsulas de café expresso.
Colares Be & Ju da Terra feitos com podas de árvores.



Anjinho Barroco Artesanato
Tels:
(31) 9 88886231
(31) 3552 2056

Be&Ju da Terra
Tels:
(31)9 85463846
(31) 3553 1913


Outros posts da Amanda você lê aqui.


--
Amanda estuda Filosofia e mora em Ouro Preto – MG. Lança no mundo um olhar contemplativo e é por isso que gosta trocar informações e curiosidades sobre tudo o que admira e experimenta. Acredita que as perguntas movem o mundo e o conhecimento pode ser um remédio para a alma. Escrever no Caderno de Perguntas é uma forma de passar um pouco da sua bagagem adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.