maio 04, 2016

O guia prático do senso comum de economia por Thomas Sowell.

"Eu nunca entendi porque é "ganância" guardar o dinheiro que você ganhou,
mas não é ganância pegar para si o dinheiro que o outro ganhou."
Thomas Sowell

Em entrevista, Thomas Sowell (fala-se SOUL) disse que este livro era para todo o tipo de público. Para aqueles que querem entender o básico de economia sem precisar decifrar gráficos ou números e ele acertou em cheio. O livro é muito fácil de ler por ser recheado de exemplos de todas as épocas e países. A leitura flue naturalmente até para quem, como eu, nunca teve sequer uma aula da matéria.

Então fica registrado aqui um pedacinho do capítulo An Overview of Prices traduzido livremente por eu mesma. Esses trechos foram tirados da quinta edição em inglês, revisada e ampliada.

Basic Economics - A Commom Sense Guide to the Economy por Thomas Sowell.

"Escassez e Economia

Escassez basicamente quer dizer que nem todos os desejos das pessoas serão atendidos, independentemente do sistema econômico no qual elas vivem. Também não tem a ver com o fato da sociedade ser pobre ou rica, ignorante ou sábia, nobre ou não. Não é questão de gostar ou não gostar de competir por um bem escasso. Simplesmente quer dizer que: não temos como escolher se queremos isso na nossa vida, esse é o único jeito que a economia se apresenta e ponto final."

Um exemplo que ele cita no livro é o fato das casas de praia serem caras TAMBÉM porque não há suficiente casas à beira do mar para todos comprarem. Outro exemplo que não está no livro tem a ver com a garota mais bonita da escola. Competir pela atenção da beldade é uma aula de escassez que qualquer garoto de primário entende. Nem é preciso dizer mais sobre o assunto. hahaha

Segundo Sowell, 

"O máximo que podemos escolher diz respeito ao método de competição.

Instituições Econômicas

Mesmo quando você não liga para essa coisa de economia ou escassez, ela afeta você. Ainda que você pense somente no quanto de dinheiro que tem disponível na carteira para comprar essa ou aquela mercadoria.

O bom de se competir atravez do sistema de preços é que esquecemos o quanto somos rivais na vida e de como isso afeta nossos relacionamentos."

Vamos então ao exemplo brasileiro.

Você pretende construir uma casa num bairro onde seu vizinho também vai construir. Enquanto vocês estão no sistema de preços, ou seja, comprando materiais de construção e buscando descontos para reduzir o custo da obra, tudo vai bem. Facilmente vocês esquecem que estão competindo por produtos semelhantes. Trocam experiências quando se encontram na rua próxima ao novo investimento. Ele te dá dicas de onde encontrar metais e ferragens em conta, você fala sobre as novidades do sistema de esgoto implantado pela prefeitura. No momento em que você fica sabendo que o funcionário cartório concedeu o documento habite-se para ele devido à "amizade" do responsável pela região com seu vizinho, tudo muda entre vocês.

Muito bem, voltando ao livro do Sowell...

"A competição atravez dos preços é entre os indivíduos participantes daquela competição sem mediadores que iriam decidir por eles durante a escassez do produto. Então a escassez devido ao preço não só diminue os atritos afetivos como também as questões políticas do assunto. Sem contar na eficiência do sistema onde cada qual sabe bem melhor as próprias preferênciasna hora de comprar. Bem melhor que as agências reguladoras ou agentes do governo.

Estar restrito por leis de mercado é bem diferente de ter um governo decidindo o que você deve, ou não, comprar. Isso pode ser exemplificado pelas listas de espera por cirurgias do sistema público de saúde no qual o funcionário do governo decide quem será o agraciado com a cirurgia de transplante hoje. Você, com certeza sabe melhor o quanto e, se é que poderia pagar a mais pelo órgão que deseja.

Qualquer que seja o sistema de proteção/regulação de preço, ele sempre vai reduzir o sistema auto-regulatório de escassez. Por exemplo, mais pessoas vão ao médico quando o sistema de saúde é gratuito e fazendeiros usam mais água para a irrigação se a mesma é subsidiada pelo governo. Eles não vão se importar muito se o produto da colheita não é tão desejado assim.

Por exemplo os fazendeiros da Califórnia que plantam arroz no clima mais árido dos Estados Unidos, mas eles o fazem porque a água é subsidiada. Há um grande desperdício neste caso como em vários outros onde há "ajuda" governamental. Se não houvesse subsídio, os fazendeiros de lá produziriam outra coisa e o arroz seria plantado em áreas onde a água vem gratuitamente das nuvens."

Agora presta atenção porque isso é importante, brasileiro(a)!

Nayer - Cartoon Movement
"A corrupção também substitue o racionamento natural atravez de preços. Normalmente as pessoas esperam um produto chegar na loja para comprá-lo. Quem fica sabendo primeiro, compra primeiro, quem fica sabendo por último vai encontrar menos opções para comprar. Sendo assim, o suborno ou o favoritismo político comum nos governos socialistas tomam o lugar da competição normal dos preços e favorecem os poucos que tem a informação privilegiada. Estes geralmente vão até lá e compram tudo, deixando a prateleira vazia para os menos informados."

Para esses casos, sempre quem mais sofre é o mais necessitado porque simplesmente tem menos acesso à informação e mais dificuldades de todas as ordens para conseguir chegar até o produto. Por esta razão cresce a disparidade social mesmo quando eles dizem que vão combatê-la.

Lá pelo capítulo 7 ou 8 ele cita o caso de competição entre empresas de transporte na América Latina, Brasil inclusive. Aqueles casos onde produtos que não estão diretamente relacionados entram em competição, ônibus e avião. As empresas de aviação que fizeram preços mais baixos que os ônibus realocaram esses clientes num mercado que cresceu rapidamente.

Outro ponto bem interessante, lá pelo capítulo 10, ele fala sobre "Pobres e ricos não necessariamente serem pessoas diferentes, mas as mesmas pessoas em diferentes estágios da vida. Num certo estudo os pesquisadores verificaram que as pessoas tem mais dinheiro depois dos 40 até mesmo por terem mais experiência no mercado de trabalho ou mais tempo de clientela. Ou ainda, mais tempo de educação formal. Sendo assim, eles conseguiam ganhar mais dinheiro que os demais sem o mesmo tempo de experiência. A mesma coisa foi encontrada em países da Europa, Nova Zelândia e Estados Unidos depois de 5 anos de estudo."

Bem lá no final do livro ele fala da relação do salário mínimo e desemprego. Países que sobem o salário mínimo aumentam o risco de funcionários não qualificados ficarem sem emprego. Fala de países que não tem salário mínimo formal e ainda assim tem as menores taxas de desempregos do mundo. Ele cita países em desenvolvimento nesse ponto também.

M. Ramirez cartoon.
Na asa do Ícaro está escrito "salário mínimo".
No peito o novo valor do salário mínimo de alguns estados americanos, $15 dólares a hora.

Ainda no assunto, se as mulheres ganham menos que os homens, 30% menos, como dizem por aí, porque os empresários malvados capitalistas que só visam lucro a qualquer custo, não demitem os homens e contratam somente mulheres? Alguém explica?

Em outros pontos ele cita o Brasil, nas leis antitrust (contra monopólios) por exemplo ele fala da intereferência do governo tentando ajudar o mercado. Mas se você quer saber mais sobre Economia Básica é hora de comprar o livro Basic Economics, A Commom Sense Guide to the Economy por Thomas Sowell.

O livro está aqui. Recomendo super! 


Cobrando mais de 33% de imposto o governo começa a arrecadar cada vez menos!

As grandes economias mundias, números que fazem pensar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.