julho 02, 2013

Brasil com Z, não é?!

American World Map, by ~xblackwater

Todo mundo sabe que americanos são terríveis em geografia. Michael Moore é um americano que tira sarro disso em algum dos seus filmes. Parece que o mundo para eles se resume à Inglaterra, México, Canadá, Oriente Médio e China, que foi descoberta recentemente.

A história que vou contar aconteceu comigo um dia desses. Estava conversando com um colega sobre viagens, culturas, línguas, sotaques, etecetera e tals. Ele é alguém que estudou, faculdade inclusive, viajou e viaja para diversos países. Falo isso para mostrar que esse insight poderia ter acontecido muito antes, nas primeiras viagens por exemplo.

- Ah, deixa eu te perguntar uma coisa que eu não entendo sobre o Brasil.

- Claro.

- Por que vocês brasileiros escrevem o nome do país de vocês errado?

- ... (fiz cara de quem não entendia a pergunta só porque não entendi mesmo)

- Vocês escrevem com S, mas Brasil é com Z!

- ... (fiquei chocada, mas acho que consegui controlar minha expressão)

- Eu vejo esse erro em muitos lugares e você também erra às vezes.

- (fiz cara de tailandesa e respondi) Porque em português Brasil é com S. Com Z é em inglês, mas a língua que falamos e escrevemos no Brasil é o português!

Naquele momento parecia que algo muito grande estava sendo processado na cabeça dele.

- Interessante... será que foi por isso que quando fui para Roma eu vi várias camisetas escritas RomA e não RomE? Eu pensava, "esse povo italiano é mesmo burro, nem sabe escrever o nome da própria cidade". Nem comprei nada com aquele nome escrito errado. E não achei nenhuma com a escrita certa.

Depois dessa, peço aos conterrâneos muita paciência com os turistas da Copa. Obrigada.

Canadian Bacon, o filme. Diretor Michael Moore.

--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.

4 comentários:

  1. Acho que para muito americano a diferença entre falar inglês e falar outra língua é uma coisa chamada sotaque, eles não sabem o que é de fato outra língua.
    Esse vídeo para eles seria um vídeo em "italiano", "capisce"?
    http://www.youtube.com/watch?v=JTt8XQCiBgY
    O desconhecimento, em geral, é tão grande que já ouvi gente que nós ouviu falando português é perguntaram ser era alemão. É possível uma coisa dessa?

    ResponderExcluir
  2. Penso que o mal da maioria dos estadunidenses é pensar que o EUA é o centro de tudo, o certo é só o que eles conhecem, o maior exemplo disso é o tal de Bush, falta muita interação com outros povos, acredito que só falam inglês por que nasceram por lá.

    Vocês sabem qual o percentual da população que é poliglota?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandro, em alguns sites falam em 10, 15 e até 20%, mas do pessoal que eu conheço só umas 2 tiveram espanhol na escola. Isabela

      Excluir

Leave your comments here.