julho 11, 2013

O sapato de Jackson Pollock e a teoria do caos.

Sperry Top-Sider, nova coleção

Este é o sapato que o Jackson usou numa de suas famosa obras, só que não. Esse sapato é de uma coleção atual da marca Sperry Top-Sider, mas tem tudo a ver com o pintor. Não estou falando de qualquer pintor, mas de Jackson Pollock (1912-1956) um conhecido pintor do expressionismo abstrato.

Convergence, number 10, 1952. Esmalte.

Mas antes que você pense que o seu filho pode fazer até melhor, entenda que infelizmente seu filho não foi o primeiro. E na arte conta (pelo menos quando eu estava na faculdade de artes contava) quem faz primeiro e não  importa nada quem faz depois mesmo que melhor.

Ficou famoso por ser o primeiro a pintar fora do cavalete usando tintas de parede quando todos ainda usavam a tradicional tinta a óleo. Também era um importante representante da arte do gotejamento, esses respingos que fazia sem usar pincéis. Além disso, se colocava dentro das telas (gigantescas sempre) usando todo o corpo para fazer sua arte chamada de action painting, ou gestual.

Jackson Pollock no estúdio.
Número 14, 1948.

Suas telas lembram latas de tinta jogadas ao acaso, mas os traços são harmônicos. Tanto é que cientistas físicos encontraram uma relação matemática de fractais em suas obras. Essa conclusão ajudou inclusive a descoberta de fraudes. Jackson conhecia a mania da natureza pela ordem do caos mesmo antes da teoria do caos ser proposta.

Detalhe de não caos à esquerda, no meio o caos feito por pêndulo e o quadro Número 14 à direita.

Este site aqui deixa você fazer seu próprio Pollock. Dá para ficar um tempão fazendo e apagando.
Movimente o mouse e vai ver os pingos de tinta, a barra de espaço limpa a folha e um click troca de cor.
Na tecla alt sua obra é assinada. Divirta-se!

Minha pintura estilo Pollock.

--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.