julho 30, 2013

Facebook cobra de Ingleses para enviar mensagem para Rafinha Bastos

English here.
Facebook cobrando pra mandar mensagens? NÃO!

Facebook está cobrando para enviar mensagens diretas às celebridades. Isso acontece no Brasil (leia aqui) nos Estados Unidos e Inglaterra. A lista que o jornal britânico The Sunday Times publicou está no final da notícia e Rafinha Bastos foi o único brasileiro que achei por lá (tá duvidando? veja aqui). Com certeza isso é porque ele foi considerado pelo The New York Times o nome mais influente na mídia internética do Brasil, em 2011, então ele precisa entrar na lista de arrecadação também.

A cobrança é válida só para mensagens entre "não amigos" e o valor é calculado por um algorítimo que considera inclusive o número de seguidores que o famoso tem no Facebook. A cobrança veio para ficar, mas o preço ainda é um teste na Inglaterra e outros países. Dizem que é para prevenir spam (sei... nada a ver com dinheiro ou lucro) e nos Estados Unidos vale desde dezembro de 2012.

A notícia gerou polêmica porque a rede social é conhecida pelo lema "It's free and always will be.", ou seja "É de graça e sempre será." - só que não! Mas eles insistem que é só para evitar o bombardeio de mensagens indesejadas aos gloriosos (se continuarem repetindo pode até ser que até o final desse post todo mundo acredite, não é mesmo?).

Desde abril uma mensagem de um morador da Inglaterra para Rafinha custa a bagatela (sarcasmo) de 10 reais (2,92 libras). Para uma mensagem direta ao rapper Snoop Dogg você paga a infâmia (sem sarcasmo) de 35 reais (10,08 libras). Nos Estados Unidos as mensagens variam de 1 a 15 dólares (2,25 a 34 reais) e você pode pagar com cartão de crédito ou débito (o importante aqui é pagar, entendeu?!). 

O pessoal da Forbes achou isso bom, veja aqui. Mas tem gente achando o valor pequeno. Ahn? Quem mais poderia ser senão o pessoal que está se sentindo menos importante porque a rede social cobra o miserê de 71 pounds (2,50 reais) para mandar uma mensagem para ele. Aff!!

Veja o vídeo com uma piada do Rafinha que o The New York Times publicou nos States na época da descoberta de que ele era mais popular que o Obama e o Conan O'Brien.




--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.