janeiro 04, 2014

Buckwheat, não tem nada a ver com trigo.

Quem sou eu? Trigo, grão, semente?
Para o seu governo nem sou parente do trigo!

Depois de muito procurar encontrei o tal buckwheat que muitos no Brasil falam ser um tipo de trigo. A tradução para o português confunde mesmo, pois chamam de trigo sarraceno, trigo mouro ou mourisco. Pois então vou esclarecer que buckwheat não é grão, é a semente de uma fruta. Não é trigo, nem parente próximo, porque não é da família das gramíneas (grass)

Este é o trigo (wheat) = Triticum Aestivum.
Este é o buckwheat = Fagopyrum Esculentum.
Buckwheat ou trigo sarraceno.

Buckwheat tem esse nome por causa do formato triangular da semente. Bench wheat  e era mesmo usado como substituto do trigo na antiga Grécia. As origens da semente são asiáticas, do Himalia e Sudeste da China. depois de domesticado se espalhou pela Europa a 5 mil anos a.C. São plantas de solo ácido, crescem e produzem rápido usando bastante fertilizante.

No Século 18 e 19 era cultivado nos Estados Unidos, mas conforme o fertilizante (nitrogênio) foi atrapalhando as culturas de trigo e milho, foi deixado de lado. Hoje os maiores produtores são Rússia, China e Ucrânia. Estados Unidos é o quarto e o Brasil é o oitavo produtor.

Considerada uma planta excelente para produção de mel, no ocidente é usado na fabricação de cerveja sem glúten e em raras marcas de whisky. No oriente, antes de usarem o trigo, eles faziam macarrão. tipo miojo (noodles) com ele. Os judeus costumam comer tostado, cozido e temperado num prato salgado que chamam de kasha ou ainda sobre macarrão que lembra de longe uma carne moída.


O trigo sarraceno tem essa cor bege esverdeada, muito prazer em conhecer.

O trigo sarraceno tem essa cor bege marrom quando tostado.

Vários benefícios foram verificados em quem usa iguaria com frequência. Redução de colesterol, do risco de câncer de mama, da arterioesclerose, dos cálculos biliares, da obesidade, alcolismo, ainda dizem que fortalece os cabelos, etc. Em poucos textos eu li que algumas pessoas podem reagir alergicamente a ele, mas nada confirmado, então avalie o caso conforme suas necessidades e sintomas. Enquanto estudos medicinais são feitos, essas são as propriedades conhecidas da semente.

Rica em fibras (5g em cada copo) e proteínas (6g), mas não são as proteínas do trigo conhecidas como gluteína e gliadina. O trigo sarraceno contém magnésio 87%, niacina ou vitamina B3 52%, fósforo 52%, riboflavina ou vitamina B2 35%, zinco 24%, ferro 18%, vitamina B6 15%, tiamina ou vitamina B1 13%, ácido fólico ou vitamina B9 11% e cálcio 3%; valores baseados numa dieta de 2 mil calorias dia.

Esse artigo aqui fala de 10 benefícios dessa semente.

Agora é só procurar a receita ideal para fazer e publicar. =)



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Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.

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