janeiro 05, 2014

Em 3 anos, 3 filmes com 3 travessias pelos Estados Unidos.


Em 3 anos esses foram os 3 filmes americanos com pessoas atravessando o país de leste a oeste. O que mais eles tem em comum?

É claro que todos eles fazem uma divulgação sutil das belezas naturais, da cultura e do potencial turístico do país de costa a costa. Todos vão para a Califórnia, o lugar onde as pessoas criativas moram, as inovações nascem e onde todo americano deseja viver na aposentadoria.

Como a maioria das comédias românticas da sessão da tarde, tem gente nascendo, gente morrendo. Por isso, duas películas têm a aquela cena dos familiares jogando as cinzas do morto em um lugar bonito. 

Os três filmes tem a tradicional parada no Grand Canyon e a passagem na região desértica americana. Paisagem que também rende bons momentos de reflexão e limpeza dos carmas.

Em todos alguém está na pior, sem emprego, sem carteira, sem documento, sem casa, sem namorada ou tudo isso junto ao mesmo tempo agora. É claro que a pessoa esconde a situação para tudo ficar mais interessante.

Os três motoristas, em algum momento da trama, se arrependem da escolha do carona e tentam se livrar dele. Eles se arrependem e voltam atrás, em alguns casos literalmente. Afinal cada um dos protagonistas tem o acompanhante que merece, ou pelo menos o que escolheu.

Como não podia deixar de ser, sempre tem uma cochilada no volante. Afinal, estamos falando de viagens que duram o dia inteiro, vários dias e para o filme ficar interessante, só um dirige, tem carteira, ou quase isso.


The Guilty Trip 2012

Uma parada na casa da mãe e o inventor Andy decide convidá-la para uma travessia pelo país na tentativa de vender sua última invenção para alguma das empresas que vai visitar. São 8 dias de viagem num carro compacto alugado.


Cena de uma parte do filme que tem muito a ver com a cultura americana de comer até explodir. A mãe de Andy decide participar de uma competição para comer um bife gigante em um tempo limitado. Torneios para ver quem come mais, de fato acontecem por aqui. Vários restaurantes tem o tal prato desafiador e eles fazem programas de TV só sobre isso. 

Veja o trailer.



---

Take me Home 2011

Thom vai para Nova Iorque viver um sonho, mas foi despejado e agora dirige um taxi ilegal. Claire acha está sendo traída pelo marido. Quando entra no táxi ela fala "pare de falar, só dirija". Eles acabam viajando 5 dias para ver o pai dela que teve um ataque cardíaco.


Ops, alguém dormiu no volante. Agora ninguém sabe como foram parar no meio do deserto nem como sair de dali. Parece exagero, mas não é. Em algumas regiões americanas é assim mesmo, se perder um posto de gasolina ou a última parada para comer você está f* mesmo. Vai ficar horas sem encontrar um ser vivo, comida, água, banheiro ou sinal de telefone.

Veja o trailer.




---

Due Date 2010

Peter precisa viajar com o aspirante a ator Ethan e seu cachorro Sunny se quiser chegar a tempo para participar do nascimento de seu primeiro filho. Um deles está indo para Los Angeles e o outro para Hollywood, ou seja para o mesmo lugar, mas eles discordam até disso. 


Parece que alguém se esqueceu que somente alguns estados americanos aprovam o uso da maconha medicinal. Ethan tem uso liberado para tratar do glaucoma. Então não tem nada de mais se ele fechar os vidros do carro e aproveitar melhor a maresia, certo? Mas isso pode ser um problema se atravessarem a fronteira. Em outros estados ou países o uso é ilegal e dá cadeia. 




Conhece outros filmes com travessias pelos Estados Unidos? Deixe sua dica nos comentários.
--
Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.

Um comentário:

  1. Duas listas de filmes de "pé na estrada":
    http://www.imdb.com/list/cAQ4kSDVB-c/
    http://www.imdb.com/list/iXpzOx14kfc/

    ResponderExcluir

Leave your comments here.