Americanos tem um marketing tão bom que conseguem a façanha de um produto se transformar em marca e depois em lojas inteiras. Falei sobre isso no post sobre a loja M&M em NY. Agora a Post-it, que é outra história interessante desse tipo de marketing fez esse relógio lembrete. Charmoso e super a cara de quem já não se lembra o lanche que ia pedir na cafeteria é esse produto vintage que a marca acabou de lançar.
O post-it, para quem não sabe da história, é um clássico nos conceitos de projeto de produto (conceito avançado + paciência + persistência). A história é mais ou menos assim. Em 1968, um engenheiro de criação da 3M que trabalhava num projeto de invenção de uma super cola. Ele acabou desenvolvendo uma cola de baixa aderência. Para falar um português claro, ela não era mesmo muito boa. Fixava, mas não o suficiente para segurar coisa alguma.
Num dia ensolarado do ano de 1974 um colega desse cientista teve a ideia de usar o produto para marcar os hinos dominicais. Ele usava pequenos pedaços de papel que caiam ao virar a folha e os outros adesivos grudentos estragavam permanentemente os papéis.
Então ele precisava de um produto que indicasse a página, mas que saísse sem deixar resíduos, ou seja, algo temporário. Sim, essa era a real virtude da cola que fixava, mas saia com facilidade. Assim foi criado o post-it.
No início de 1980 o post-it foi lançado, mas não houve aceitação nos Estados Unidos nem Europa ou Canadá. Era um tanto supérfulo para a época pensaram os criadores. Em 2003 a 3M modificou e relançou o produto como um bloquinho de notas amarelo. Por quê amarelo? Porque era a cor dos papéis usada nos teste do laboratório, só isso.
Então ele precisava de um produto que indicasse a página, mas que saísse sem deixar resíduos, ou seja, algo temporário. Sim, essa era a real virtude da cola que fixava, mas saia com facilidade. Assim foi criado o post-it.
No início de 1980 o post-it foi lançado, mas não houve aceitação nos Estados Unidos nem Europa ou Canadá. Era um tanto supérfulo para a época pensaram os criadores. Em 2003 a 3M modificou e relançou o produto como um bloquinho de notas amarelo. Por quê amarelo? Porque era a cor dos papéis usada nos teste do laboratório, só isso.
Escrever bilhetinho na mão? Nunca mais! |
Outra ideia legal de post-it? Post-it ou folha?
Mais sobre projeto de produto?
Analisando a inovação corporativa, livro.
China, produção e criatividade.
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leave your comments here.