julho 31, 2013

Detroit, a cidade falida

The Spirit of Detroit por Marshall Fredericks, 1958.

Quando escrevi sobre o filme Detropia e o que vi na visita à cidade, eu não pensei que veria em breve a notícia do título deste post, "Detroit, broken city" estampada em todos os noticiários do mês de julho. A cidade que há 60 anos era a mais rica dos Estados Unidos hoje está apagando suas luzes, literalmente. Falta dinheiro para pagar as contas básicas da cidade.

As indústrias automotivas foram socorridas em 2009, mas o ato heroico não foi suficiente para salvar a cidade. A população de Detroit diminuiu 63% desde 1950. Outros números, comparando a década de 50 ao século 21, são ainda mais assustadores. Detroit tem 78 mil edificações abandonadas e 500 mil postos de trabalho eliminados desde então.

Como a boa prática americana manda perguntar "What is a lesson learned?" (Qual é a lição aprendida?) quando algo dá errado. Dizem que o lado bom dessa história (triste) é que outras cidades vão aprender com o que aconteceu com a automobilística Detroit.

Especialistas em economia estão avaliando várias cidades e providenciando um tipo de manual "o que não fazer". A lista de cidades nesta análise inclui: New Orleans, 1,9 bilhões de débito 7% de desemprego; North Las Vegas, 18,8 milhões e 11% de desemprego; Birmingham, 30 milhões e 6% de desemprego; Fresno, 4,2 milhões e 12% de desemprego e por ai vai.

Não podemos esquecer que o pedido de falência é só o começo de uma longa jornada oficial de disputa com os credores. Afinal, ainda existem seres humanos morando lá, exatamente 701.475 mil deles. Famílias em suas moradias, com crianças na escola e pais trabalhando para comprar o lanche de 1 dólar (dollar menu) no MC Donald's da esquina.
--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.

Um comentário:

  1. A riqueza do passado, não garante o futuro. Embora a lógica do pensamento humano nos leve a pensar assim frequentemente.
    O Ciclo da Borracha é um exemplo brasileiro disso http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_da_borracha
    Ótimo post!

    ResponderExcluir

Leave your comments here.