julho 28, 2013

Decor para Homens

English here.

Algumas semanas atrás eu estava num aniversário de um amigo meu, quando me deparei com uma garrafa de vodka Smirnoff no banheiro transformada em dispenser para sabonete líquido.

Como fiquei com vergonha de tirar foto do banheiro dos outros, coloquei esta fotinho do Jack Daniel's para exemplificar!

Já faz um tempo que comecei a reparar que muitos homens, principalmente abaixo dos 35 anos e independente de sexualidade, estão se importando cada vez mais em demarcar seus espaços dentro de casa. É de conhecimento que "teoricamente", devido questões históricas e culturais, a casa possui ambientes femininos (cozinha, lavanderia, banheiro, quarto do casal, sala) e masculinos (quarto individual,  escritório, churrasqueira e um pequeno espaço do videogame e tv na estante da sala). Entretanto podemos notar o crescimento de ambientes e produtos de decoração voltados aos homens. Se os homens de gerações anteriores acham que casa é assunto de mulher, os da YGen em diante participam na escolha da cor das panelas, material da cortina da sala, layout da sala de jantar, marca da máquina de lavar, artesanatos e etc. Essa nova postura contribui para que eles sejam mais cuidadosos e participativos com a casa, pois é uma forma deles falarem "esse é o meu lar também!".

Exemplo de homem tentando demarcar sua presença no território dominado por sua  mãe/irmã/amiga/esposa.

Estamos vivenciando muitas transformações que estão quebrando aos poucos barreiras do conservadorismo, por meio de questionamentos sobre os novos papéis sociais. Não me aprofundarei no tema "novo significado de família", pois isso merece um post a parte, e o foco deste texto é mostrar exemplos fofinhos de decoração para homens.


Projeto assinado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi faz com que a garrafa de alumínio da cerveja Skol vire um galheteiro. Mais produtos aqui.


Fashioneira tem como lema #AdeusPanoCafona. Agora os panos de pratos não precisam mais ter temas florais, frutas e galinha d'angola que as mamães e vovós adoram!


Mafia Style!

Tapete "Bem Vindo".

Engenheiria Feeling.

Design Feeling.

Esse cabide é TUDO no guarda-roupa de um homem!

Referências:

--
Caroline: Designer gráfico de formação, especialista em superfícies têxteis por experiência  e pesquisadora de tendências de design, comportamento e gifs animados (e outras webtosqueiras) por opção. Consertou muitos padrões de estampa quando era estagiária, atende grandes clientes automotivos, mas ainda não comprou um carro. Quase foi para TI, mas escapou por pouco! Ufa!

3 comentários:

  1. O pano de prato é o mais legal, fora as galinhas d'angola!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Existem realmente os interessados em participar de assuntos domésticos por gosto. Os que participavam , uns tempos atras, só com críticas negativas devem rever seus princípios. Não se trata de mais uma competição masc.X femin. O ambiente do lar pode ter ambiente agradável/participativo para todos que compoem esta ou aquela família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma amiga me contou uns dias atrás que ela e o namorado foram no Pari (região Centro de São Paulo) para comprar coisas para o apartamento novo dela. A situação engraçada foi que para ela foi uma compra agradável, mas para ele foi um sonho! Olhava as panelas, outros utensílios com os olhos brilhando! E ele arrasa no cozinha e na faxina! Super prendado! Hahahaha

      Além do fato das mulheres cada vez mais se fortalecerem na carreira profissional e terem menos tempo para assumir as responsabilidades de casa sozinhas, muitos homens das novas gerações têm um perfil mais colaborativo. Acredito que aos poucos as pessoas estão quebrando tabus e tendo atitudes para uma vida mais agradável.

      Excluir

Leave your comments here.