dezembro 19, 2013

Algumas ideias naturais devem ser jogadas fora, não passam de ilusões.

Cafe Wall Illusion na Bristol, Inglaterra.

Ilusões são interpretações erradas que fazemos de coisas que existem. Coisas que não são do jeito que parecem ser, mas se manifestam de um modo que nos ilude. Totalmente!

Na imagem acima as linhas horizontais parecem inclinadas. Você precisa ser persistente para ver que elas estão totalmente paralelas e acreditar racionalmente, mas isso não adianta. Vai continuar vendo linhas pendentes sempre que olhar para a figura. Mesmo cobrindo uma parte da imagem para provar a si mesmo que os quadrados são quadrados... a ilusão continua ali. E, neste caso, você sabe disso.

Em 1973, todas as vezes que o psicólogo britânico Richard Gregory ia trabalhar no laboratório ele via esse padrão na parede da cafeteria. Um dia ele resolveu investigar a fundo o assunto. A verificação rendeu 13 regras onde pressuem-se que o processo cerebral nos leva à concluir, equivocadamente, que os quadrados não são quadrados e as linhas estão caindo. Não estão e você pode medir no desenho abaixo se duvida.

Uma pequena diferença de cor nas linhas e as coisas mudam de figura.

Mudanças no ângulo de observação, uma iluminação diferente, variação nas cores, deslocamento dos quadrados e distância entre eles influenciam na ilusão contribuindo para maior ou menor facilidade de percepção. A conclusão do psicólogo vale igualmente para as situações diárias. Tantas coisas que julgamos não existirem, mas parece que existem. Tudo leva a conclusão que estão ali, esperando serem descobertas, só que ainda não foram.

Quantas vezes será que não vemos corretamente as situações como elas realmente deviam ser vistas? Só porque é assim que elas parecem? Neste caso, uma pessoa do lado de fora pode ajudar (como falei aqui) ou uma mudança radical no rumo da vida. Com certeza o passar dos anos facilita também, que o diga o Prof. Richard ao lado da notável parede.

Professor Richard Gregory no Cafe Wall Illusion 37 anos depois da pesquisa.
--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra por ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.