dezembro 26, 2013

Cartão informativo de alergia, use sempre que for comer fora... do país.

Sabe quando você precisa viajar para outro país e por acaso você tem uma alergia alimentar? Pensar nisso te estressa mesmos antes de ter o bilhete em mãos? Essa é uma daquelas coisas que só quem tem sabe como é.

Ir ao novo restaurante que abriram a pouco tempo rua badalada da cidade torna-se arriscado, certo? Se expressar claramente a respeito do seu problema para o garçom vai ser outro aborrecimento. Uma opção usada em vários países, mas que eu nunca vi no Brasil são uns cartões informativos que comunicam efetivamente o que a pessoa pode ou não comer. Do tamanho de um cartão de visitas, cabem no bolso ou na carteira.

Chefe de cozinha: Alerta de alergia
Eu tenho uma forte alergia a nozes e castanhas.
Mesmo os traços de amendoins ou castanhas (nozes, amêndoas,
avelãs, pecãs, castanha de caju, pistache, castanha do Pará) podem
causar uma reação fatal. Evite contaminação limpando todos os utensílios,
panelas, superfícies de preparo e tábuas de cortar. Por favor use óleos
seguros, marinados, molhos, ervas e ingredientes que são usados no meu prato.
Obrigado por proporcionar um jantar seguro. www.allergyfreetable.com

Neste caso é possível colocar nomes de alimentos, mas também nomes genéricos encontrados nos rótulos, como verduras, legumes, frutas ou corantes. Acredite, muitas embalagens trazem essas palavras "guarda-chuva" como se fosse uma grande explicação sobre o conteúdo do alimento.

Para a sorte do azarado que tem uma preocupação dessas, aqui nos Estados Unidos é bem comum as pessoas com alergias alimentares irem a restaurantes. Então eles estão acostumados com os cartões. Não vão te tratar mal se não tiver um, mas vão fazer várias perguntas e querer saber exatamente o que fazer. Afinal eles estão ali para servi-lo bem e ninguém quer a inconveniência de uma possível reclamação direta ao dono do lugar.

Além disso, aconselho entrar no site do restaurante previamente, baixar o menu e estudar. Isso mesmo! Avalie as possibilidades que você vai ter no tal lugar, se for o caso escolha outro.
Tente entender também sobre as comidas locais e a preparação. Exemplo: comidas marinadas contém várias ervas que ficam por horas em contato com o alimento e batata sautée leva leite.

Michael Adrews
Alergia: laticínios e ovos
Descrição: Para eu aproveitar com segurança um jantar fora, alerte seu
pessoal da cozinha sobre a minha alergia. Mantenha esses ingredientes
longe da minha comida e mantenha os utensílios sem contato com esses
ítens quando estiver preparando a minha comida. Obrigado.
Contado de emergência: (coloque o número de emergência do país ou estado)
Nome e telefone de contato dos pais ou responsável.

Entregue um desses ao garçom que estiver atendendo a sua mesa para facilitar o trabalho dele e do pessoal da cozinha na preparação da sua iguaria. Alguns modelos colocam também o que a pessoa pode comer, por exemplo "posso comer saladas, legumes e verduras sem vinagre ou molhos." Ou simplesmente peça um prato especialmente preparado com o que o restaurante pode fazer e você pode comer.

Algumas outras ideias, um modelito infantil e um bilíngue (russo) especialmente para vegetarianos. O modelo final é bem chique, ainda tem um accomplishment (reconhecimento) para o restaurante. 

 
Para o gerente
Eu acho que o seu restaurante é ótimo e eu gostaria de
sugerir um jeito de torná-lo ainda melhor.


--
Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.
ATENÇÃO

Todo o material escrito na seção ALERGIA tem somente a intenção de informar com referências. Você não deve de jeito algum deixar de conversar e comunicar seu médico sobre suas decisões de trocar ou parar de tomar qualquer remédio, suplemente ou começar a fazer qualquer tratamento. Por favor use o bom senso, faça sua própria pesquisa. Consulte seus especialistas quando resolver fazer alguma substituição que afete sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.