dezembro 20, 2013

Natal


No dia 25 de dezembro acontecia a cerimônia da Primeira Comunhão de crianças católicas de sete anos de idade. Para isto havia preparação específica: o que rezar no confessionário; o que dizer ao padre; como distinguir pecado venial de pecado mortal; lembrar-se sempre de fazer a penitência recomendada.

_Padre dá-me vossa benção porque pequei. Quais são meus pecados? Rezo agora o ato de contrição? “Senhor meu Deus, estou muito arrependido de ter feito pecado. Mereci ser castigado neste mundo e no outro. Perdoai-me Senhor, não quero mais pecar. Amem.”

Na véspera do grande dia, hino decoradinho, experimentava-se a roupa branca e engomada, lustrava-se o sapato, prendia-se o cabelo para não amanhecer espetado e dormia-se cedo para não perder a missa das sete.

_ “Chegou o dia da querida festa, chegou a hora em que vamos comungar, a inocência brilha em nossa testa, queremos sempre a Jesus amar.”

O jejum recomendado era do horário que se ia dormir até a hora da comunhão. Depois da longa cerimônia de igreja repleta de familiares, caminhava-se de volta ao lar para o café da manhã. Sendo Natal, sobre a mesa havia mais que café com leite e pão com manteiga. Podia ser bolo, rosca doce ou panetone.

E o presente do Menino Jesus? Na beira do presépio, dentro ou sobre o pé de sapato de cada um, lá estava a surpresa. Acreditava-se que Jesus trazia os presentes por ele escolhidos, sem esquecer-se de ninguém! Na noite de vinte e quatro de dezembro, as crianças mesmo iam se certificar se os sapatos estavam todos ali. E eram muitos! Do mais velho membro da família ao mais novo, passando pelos domésticos, todos recebiam algo: tecido para uma roupa nova; perfume; sapato ou um jogo. Raramente aparecia um brinquedo.

Todo mundo feliz, comemorava o aniversário do Salvador.

_ A fé era simples: tinha-se o que era necessário, adquiria-se o que fosse possível, colocava-se nas mãos do Senhor o que não se podia resolver sem sua ajuda. Quem ele ajudava? Os que seguiam suas palavras, preferencialmente; os que persistiam na fé; os que precisavam ver pra crer e dar testemunho. Então não existiam castigos ou vinganças.

Mas o Natal mudou. Acompanhou a evolução através das eras. O aniversário de Jesus continuava festejado porem com os presentes que Papai Noel trazia. Trazia e traz o que for escolhido na loja, manifestado na cartinha que segue pro Pólo Norte e é aguardado ainda na noite de vinte e quatro para o dia vinte e cinco de dezembro.

Por não serem incompatíveis, perduram.

Papai Noel a trazer o que o dinheiro compra. Jesus Menino a abençoar os lares, as famílias, todas as pessoas que creem. Por isso as crianças, mesmo sem questionar, entender, ou saber o significado da palavra FÉ, acreditaram para sempre:

_ Crer para receber; receber e agradecer; agradecer e sorrir; sorrir feliz para espalhar pelo mundo a dádiva da CONFIANÇA.
--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Giovani, agradeço o reconhecimento e desejo um ótimo fim de ano em família! Elisabeth

      Excluir

Leave your comments here.