dezembro 29, 2013

Livrarias que eu quero conhecer.

Mesmo sabendo que o brasileiro só lê 4 livros por ano, e o Brasil ocupa o 50 lugar geral em leitura no Pisa (Programa Internacional de Avaliação Estudantil) resolvi arriscar com esse post. Acho que o público do blog lê também os outros 4 do pessoal que não lê nem revista no consultório médico.

1. Boekhandel Selexyz Dominicanen, Maastricht na Holanda

Uma Igreja Dominicana construída em 1294 anos transformada numa das livrarias mais bonitas do mundo. Dizem que foi fechada por Napoleão Bonaparte em 1794 e assim passou quase dois séculos. Abandonada e negligenciada até que o escritório Merkx + Girod resolveu abraçar a causa. Colocaram prateleiras de aço preto para a estante que toma conta dos 3 andares de livros. Escadas, elevadores, passarelas compõe o ambiente iluminado estrategicamnte. Ainda fizeram um café onde funcionava o coro.

Selexyz Dominicanen


2. Librería El Ateneo Grand Splendid, Buenos Aires na Argentina

O prédio de 1919 doi construído por um imigrante judeu austríaco que em 20 anos fez fortuna com a indústria fonográfica e de filmes. Contratou dois arquitetos, na época ainda desconhecidos, Peró e Torres Armengol para fazerem um teatro onde gloriosos tangos foram apresentados durante dez anos. Depois de 1929 foi transformado em cinema e nos anos 1970 voltou a ser teatro para, finalmente, em 2000 ser a livraria mais magestosa da América do Sul. O passado foi preservado nas cortinas de veludo vermelho e no café com piano bar.

El Ateneo Centenario 

3. Livraria Lello & Irmão, Porto em Portugal

Aberta em 1881 para edição e comércio de livros por José Pinto de Sousa Lello foi incorporada à antiga Livraria Chardon em 1894. Em 1906, passou a funcionar neste prédio projetado especialmente para abrigar todas as outras incorporações da família Lello. Em estilo neogótico e decoração imponente chama atenção ainda no lado externo pela arquitetura única. No interior, a madeira trabalhada em renda, um grande vitral e a grandiosa escadaria marcam a memória dos visitantes que passam por lá.

Lello & Irmão

4. The Last Bookstore, Los Angeles nos Estados Unidos

Fica no centro de Los Angeles, no prédio onde em 1914 funcionava o Citizen Bank. A construção original foi totalmente restaurada em 2011, mas tiveram o cuidado de manter intáctas as belas pilastras de mármore branco e outras peças de decoração da época. A personalização do lugar fica por conta de milhares de livros e periódicos dispostos de maneira incomum compondo túneis, obras de arte e cenários inesperados.


The Last Bookstore 

5. Cook & Book, Buxelas na Bélgica.

É uma livraria do tamanho de um supermercado com conceito diferente das anteriores. Eventos culturais acontecem com frequência no lugar que é composto por 8 salas e um âmbiente musical. Cada cômodo tem uma decoração específica e um restaurante especializado em um dos temas; quadrinhos, viagens, infantil, artes, literatura, livros de receitas, livros em inglês e estilo de vida. O convívio social e o ambiente cultural étnico dão o toque de charme no lugar.

Cook & Book

--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra por ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.