fevereiro 24, 2014

Um museu dedicado a arte ruim, pode isso?

LUCY IN THE SKY WITH FLOWERS
Artista desconhecido
60 cm x 
76 cm
Óleo sobre tela
MOBA # 1

O Museum of Bad Art (MOBA) Museu para a Arte Ruim é dedicado a arte, como eles mesmo dizem: "tão ruim que não podia ser ignorada". Seria isso uma missão? Eles acham que sim.

A obra que deu origem a toda coleção é Lucy In the Field With Flowers (acima) e foi encontrada no lixo. O movimento do corpo, a cadeira na qual está sentada, os tons sutis do céu, a expressão em seu rosto, cada detalhe se combina para criar este retrato. Transcendente e convincente de ser uma "obra-prima".

O prédio que fica na região de Boston tem atualmente um acervo de 600 peças. O curador chefe, Michael Frank diz que recebe e recusa peças do mundo todo, todos os dias do ano. Ele está em busca obras que foram feitas com a intenção de serem boas, mas que por algum motivo não deram certo.

Obras que ficaram péssimas e pela interpretação do MOBA são vergonhosas, mas que apresentam imagens interessantes e engraçadas. Entretanto essa classificação não pretende denegrir o artista e os fãs do museu entendem isso. Ninguém por lá está debochando do artista em questão, mas abrindo uma conversa sobre o jargão da arte. Estética, beleza, proporções e pontos de vista clássicos.

DOG
Artista desconhecido
Acrílico sobre tela
Doado por Elizabeth e Sorn Pöckel, Copenhagen, Dinamarca

Uma fusão notável da estância de esqui e o cachorro lobo - estóica em seu silêncio de olhos amarelos, congelado sob o pico coberto de gelo. O Cão eloquentemente desafia o espectador a reexaminar velhos conceitos de paisagem.

NO VISIBLE MEANS OF SUPPORT
Elizabeth Angelozzi
43 cm x 
48 cm
Acrílico sobre linho
Comprado numa loja de Boston

Cravos-de-rosa desafiam a gravidade numa vida ainda improvável. Livre das restrições de seu vaso, as flores são independentemente altas, orgulhosas e em plena floração.

ALL THINGS MUST PASS
M. Brown, 199520 cm 76 cm
Têmpura em madeira com lâmina de metal
Comprado por M. Frank em uma loja de Boston

Esta peça intrigante de arte popular ilustra a história da civilização ocidental. Avanços na tecnologia passando de ferramentas manuais para máquinas. Trouxe mudanças dramáticas na vida socio-econômica e cultural  desde o período da Revolução Industrial. Hoje, com os preços dos combustíveis inflacionados, pois este é claramente um caminhão à diesel. Afetando a economia e poluindo, claramente representado pelo escape de fumaça. Num mundo global também é hora de passar para o pós-industrial, ou seja, para a Era da Informação. A velocidade bruta implícita na imagem do caminhão nos lembra que ainda assim, tudo será passado.


Artista anônimo
68 cm x 73 cm
Óleo sobre tela
Comprado em um yard sale em Brookline, MA por Mike Frank

As algemas incolores e o contraste entre a falta de olhos na cabeça do sujeito. O fundo branco austero leva alguns a especular que esta pintura está inacabada. Outros notam que mais detalhes seriam supérfluos. Para o artista foi satisfatoriamente retratado a essência do azul da maldade.

Quer saber se eles tem algum brasileiro por lá? A resposta é não.

A entrada é grátis, mas se você não pode ir até lá, veja algumas peças no site do Museu, aqui


--
Pode gostar de ler também:





--
Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.