fevereiro 22, 2014

Vó, avó e vovó.

A vovó no face, mais jovem do que nunca by Eduardo.
Eu não cheguei a conhecer minhas avós, mas sempre convivi com aquela figura meiga e graciosa, balançando em uma cadeira, contando histórias divertidas e afagando seus netos.

Figura cultuada e valorizada em filmes, novelas e desenhos. A vovó com cabelo de algodão e que a única preocupação era se o cachecol de tricô iria ficar pronto a tempo para o inverno, fez parte do imaginário de muitas gerações.

E de repente não mais que de repente, os cabelos de algodão transformaram-se em penteados e soluções práticas e modernas, as agulhas de tricô foram substituídas por mouses e celulares, as panelas de ferro, fogão a lenha e café de bule deram lugar à eletrodomésticos com design modernos e atraentes.

Progenitoras de seus filhos, muitas hoje, avós precoces, criam também seus netos. Gostam de crianças, mas não abrem mão de seus compromissos e privacidade. Possuem estilo próprio, gostam de conforto, podem ser despojadas e requintadas ao mesmo tempo. Podem gostar do moderno e do rústico, do simples e do glamour, podem ser firmes sem perder a doçura e doces sem perder a firmeza. Não existe mais aquele estereótipo generalizado. 

Depois que aposentam, rejuvenescem uns cinco anos ou mais, e o passatempo preferido é curtir páginas do face, viajar, conhecer cidades, lugares novos e aproveitar a vida! Fritar bolinhos de chuva e ficar horas fazendo guloseimas, só se não houver mesmo nada mais interessante para fazer. A vovó pacata e sensível está mais forte e aventureira do que nunca!


--
Andréa é formada em Pedagogia e especializada em Psicopedagogia. Ela educa um desses meninos da geração milênio que faz perguntas desconcertantes a todo o momento. Há 12 anos tenta fazer um trabalho transformador no ensino público. Ganhou concursos de poesias e redação quando ainda fantasiava sobre um mundo onde alunos pedem por favor para sair da sala.

Eduardo tem seis anos e aprendeu a ler para rir das histórias da Turma da Mônica por ele mesmo. Tem aulas de inglês para viajar pelo mundo, ver a neve caindo pela janela tomando chocolate quente e comendo cookies. Escreve e desenha para o blog nas horas vagas.

3 comentários:

  1. realmente nem neto se faz mais como antigamente (rsssrssss...). Beth.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desta linda homenagem às vovós. E os vovôs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Sobre os vovôs fica para uma próxima postagem. Andrea.

      Excluir

Leave your comments here.