fevereiro 14, 2014

As maritacas

Namorando no telhado.

Viviam nas matas, reproduziam em tocas feitas nos barrancos, voavam em bandos numerosos, pousavam nos pomares visualizados das alturas, e morriam aos quarenta anos mais ou menos.

Bons tempos!

Minha sobrinha veio passar férias aqui no interior de Minas e ficou assustada com a maritacada. Estão por toda parte. Fazem a maior algazarra. Gritam o tempo todo.

Quem quiser dormir até mais tarde um pouquinho, só vai conseguir se estiver acostumado com o cra cra cra delas. Tem também o tec tec bem ali, no forro e beirais das casas, onde dormem sem ninho. Disseram-me que elas comem fios elétricos e causam curto circuito deixando os moradores na escuridão. Nem adianta passar uma tela para deter a invasão maritaqueira. Rompem a tela de arame com o bico afiado.

Quanto aos fios procurei saber se elas os desencapam engolindo o revestimento, e umas pessoas afirmaram ser verdade e outras negaram justificando que a maritaca necessita desgastar o bico em constante crescimento.

Já pensei em fundar a cidade das maritacas aqui por perto mesmo. Um local que fosse só delas, com água, muitas árvores, frutas, milho, e principalmente sem predador. A primeira dificuldade seria como mantê-las só nesse recinto utópico...

No mais como avisá-las sobre a grande novidade, seria o segundo problema. Talvez uma Rede Social divulgue bem para a espécie.

Procurarei saber ao certo e convidarei você para a inauguração.   


Acho que você vai gostar de ler outros Contos da Beth, aqui.
--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.