fevereiro 11, 2014

Guitarra feita de lata, Sepultura, Nuno Mindelis e Mc Arnold.

English here.
The great Mc Arnold & Plate Full O'Blues.

Desde 1840 existem evidências de instrumentos musicais de corda feitos com caixa de cigarro nas plantações de chá e algodão do sul dos Estados Unidos. A ilustração mais antiga que prova a existência deles nos Estados Unidos é de 1876 onde dois soldados da Guerra Civil estão no campo de batalha e um deles segura uma dessas guitarras.

Dizem os historiadores que depois da Guerra Civil Americana os negros tiveram muitas dificuldades para sobreviver no país. Foi nessa época que criaram o estilo musical Blues bem como as várias guitarras feitas com restos de madeira. Era um tempo de paixões sofridas pela música e essas guitarras tiveram seu auge.

Apesar de serem feitas de lata de óleo, algumas pessoas na África ainda fazem e tocam esse tipo de instrumento musical. Quando os brasileiros do Sepultura e o irmão do Nuno viram estas guitarras por lá, eles as compraram para apresentar no Programa do Jô.

A banda de metal pesado Sepultura comprou uma que foi feita de lata de óleo por uma criança que estava tocando nas ruas da África do Sul.

Jo Soares e Sepultura em 2002.

Nuno Mindelis, um músico internacionalmente reconhecido, que nasceu em Angola e mora no Brasil também apresentou no Jô uma guitarra de lata de óleo feita por uma criança do seu país de origem. Ele conta que era parecida com as que ele fazia e tocava quando ainda estava em Angola. Ele perdeu o instrumento na Guerra Civil Angolana (1961-1974) antes de sua família perder tudo e se mudar para o Brasil.

Nuno ano Programa do Jô em 2013.

Apesar de ser difícil ver músicos profissionais tocando esse tipo de guitarra, seja de lata ou madeira, Mc Arnold é um deles. Ele foi aclamado o melhor músico de Blues em 2012 e ainda toca duas das guitarras de lata de gasolina que fez. Eu tive sorte de estar lá num dia desses e este é o vídeo.


--
Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.