fevereiro 12, 2014

Macarrão de cristal, sem glúten, sem farinha, sem trigo, sem milho.

Macarrão de cristal com repolho chinês, cenoura e azeite de oliva.

Vocês não tem ideia da felicidade que foi encontrar aqui esse macarrão chamado de cristal, celofane, ou fio de feijão num mercado asiático da Califórnia. Conhecido como macarrão de vidro ou vermicelli chinês, não é fácil de se ver aqui onde moro. Para dizer a verdade, eu nunca encontrei na minha cidade.

O nome vermicelli quer dizer que ele é um tipo de fio como espaguete. Na culinária asiática, é chamado de noodle e é feito de feijão verde. Eu costumava comer dele quando estava morando no Brasil, em São Paulo. Eu gosto porque é um produto versátil que pode ser usado em vários pratos, quente para as sopas ou frio nas saladas. Também pode ser refogado, num estilo quase frito para substituir o macarrão de trigo. Eu prefiro fazer com legumes, vegetais e azeite de oliva.

Feijão mung.

Indicado para quem tem problemas com o glúten, este macarrão não contém trigo, glúten nem milho porque é feito com um tipo de feijão asiático chamado de mung. Não tem textura, nem sabor, muito menos cheiro. O que pode ser considerado um ponto a favor se você gosta destas características. Eu gosto! Assim eu adiciono que preferir para acrescentar sabor.

O pacote que eu comprei vem com vários pequenos fardos de macarrão envolvidos num plástico e dentro de um saco tipo tela cor-de-rosa. Fica fácil de achar dentro daquelas lojinhas japonesas super espremidas - sem ofender ninguém.

Lungkow vermicelli (fios de feijão)  embalado em Taipei, Taiwan.

É muito fácil preparar esse macarrão. Ferva um tanto de água e deixe na água fervente por alguns minutos, até os fios ficarem transparentes. Escorra e use como preferir. Eu tenho certeza que você vai achar deliciosas receitas sem glúten para fazer seu macarrão de cristal. 
Assim ele fica depois de cozido na água fervente.

Macarrão cristal com couve-flor, azeitonas, aspargos, tomates, espinafre e azeite de oliva.

Ingredientes:
- feijão verde
- água

Peso 37,42g Total 297,67

Porção de 1 copo tem 60g
224 calorias por porção
Total de gorduras 0g
Gorduras saturadas 0g
Gorduras trans 0g
Sódio 1mg
Carboidratos totais 56g
Fibra 0g
Açúcar 0g
Proteina 0g
Vitamina A 0%
Cálcio 1%
Vitamina C 0%
Ferro 6%


--
Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.
ATENÇÃO
Todo o material escrito na seção ALERGIA tem somente a intenção de informar com referências. Você não deve de jeito algum deixar de conversar e comunicar seu médico sobre suas decisões de trocar ou parar de tomar qualquer remédio, suplemente ou começar a fazer qualquer tratamento. Por favor use o bom senso, faça sua própria pesquisa. Consulte seus especialistas quando resolver fazer alguma substituição que afete sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.