outubro 14, 2013

Profissionais em falta no mercado, tanto aqui quanto lá.

Conversando com o diretor de uma empresa multinacional descobri um pouco sobre a escassez de certos profissionais nas empresas americanas. Também ouvi dizer que acontece o mesmo no Brasil, Inglaterra, etc. Então anota aí o que falta no mercado.


Motivo:

- O sonho de todo diretor é contratar um designer (só um!) para fazer tudo que ele ouviu dizer que é tarefa criativa, ou seja, não numérica.

Exemplo: Fazer o layout da sala, do site da empresa e do blog, consertar os bugs dos computadores dos colegas, editar um vídeozinho simples, colocar um desenho em rapport para tear, criar a estampa das camisetas da festa de fim de ano, aprovar a cor da persiana, fazer painéis de apresentação da firma, banner e folder, acompanhar a prova da gráfica, tirar fotos dos produtos, opinar no cardápio do restaurante, idealizar aplicativos para celular, resolver os problemas de leitura e cores do logo que custou baratinho, visitar o cliente sorrindo, saber HTML, Javascript, CSS, etc. Tudo está baseado em fatos reais.

Sugestão: Desista de procurar esse profissional. Sinto muito em lhe informar que ele não existe. Talvez ajude se você pensar em profissionais específicos para áreas específicas. Designer têxtil, web designer, designer gráfico, designer de produto, programador, fotógrafo, vendedor, decorador, arquiteto e assim por diante.

SE sua empresa tem um designer que aceite fazer mais de 3 tarefas da lista acima, cuide muito bem dele!

© Dana Rothstein | Dreamstime Stock Photos

ANALISTA DE TI (tecnologia da informação)

Motivo:

- As empresas sonham com funcionários que aceitem ficar dentro da empresa.

Exemplo: Ficar disponível no escritório o dia todo, só esperando um fulano ligar dizendo que esqueceu a senha ou reclamar que o computador está lento para ir até a mesa do sujeito e fazer aquele passo-a-passo que nem eu aguento mais. Desliga, liga, verifica os aplicativos instalados, passa o anti-malware, vai tomar um café, volta, deixa desfragmentando enquanto vai almoçar... mas só ele sabe quanto o computador está obsoleto e ninguém vai comprar um novo.

Sugestão: Saiba que, se esse cara trabalhar em casa, mesmo ganhando menos, ele vai ganhar mais, nem que seja em qualidade de vida, considerando somente o fator trânsito. Então, que tal pensar em atendimentos online? Afinal, todo mundo já sabe "vai no share-my-pc, fala o número que apareceu, bla bla bla"

SE a sua empresa tem um profissional in loco e ele até que gosta da empresa, cuide muito bem dele!

Quer ler mais sobre vagas? Clique aqui.


--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.