setembro 24, 2013

Desemprego pra uns e falta de emprego pra outros, tanto aqui como lá.

Instrumento usado atualmente por recrutadores.
E mesmo assim está difícil, viu?!

A taxa de desemprego nos Estados Unidos tem ficado abaixo dos 10%, mas sempre acima dos 5%. Ficou em torno de 7.6% em julho. Um valor considerado alto para país de primeiro mundo. Curiosamente está cada vez mais difícil encontrar profissionais que queiram ou possam trabalhar.

Numa pesquisa americana com candidatos a diversas vagas, 80% dos entrevistados disseram ser difícil ou muito difícil encontrar posições adequadas. Entretanto, mais de 50% dos empregadores disseram ser muito difícil encontrar mão de obra. O que está acontecendo afinal?

Basicamente essas são 4 as reclamações das empresas e recrutadores:
- faltam candidatos disponíveis para a função
- baixos salários oferecidos pelos empragadores
- falta de habilidades específicas
- falta de experiência

A solução proposta por gente que entende do assunto é treinar e retreinar funcionários para as tarefas mais específicas.

Além disso, dizem que os funcionários precisam ser um pouco mais flexíveis com o que tem disponível no mercado de trabalho. Isso se eles quiserem mesmo um emprego fixo, com salário mensal, etc e tals. E os empregadores precisam entender que nem sempre o cargo será preenchido por um funcionário perfeito para a função. Às vezes, pelo salário pago ele vai ser o melhor que vão conseguir.

Tudo isso me lembra uma conversa entre gerentes sobre designers e funcionários do TI, mas essa fica pra mais tarde.


--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.

2 comentários:

  1. Isa, somente agora tive um tempinho pra colocar meu comentário aqui... Vamos lá! Impossível não mencionar que tudo está muito dinâmico e rápido e que na mesma velocidade tbm esperam as empresas dos profissionais, ou seja, que entrem jogando e que consequentemente venham prontos. Mas essa não eh a realidade e gestores precisam se conscientizar que para terem o melhor profissional também precisarão ter o trabalho de cobrir algumas deficiências. Somente desta forma vamos ter um equilíbrio neste assunto. Outro comentário que acho interessante eh que enquanto alguns países como US e Japão falam de taxa alta de desemprego, estamos comemorando no Brasil o mesmo % com a menor taxa da história! Imagine então aqui nossa dificuldade de encontrar profissionais... Abs AKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, daqui em diante vai precisar ser como você disse, a empresa vai precisar baixar as expectativas ou fazer um pouco mais para ter esse profissional que já entra jogando e marcando gol. Interessante lebrar que o Brasil comemora a baixa do desemprego com taxas iguais às daqui... imagino como deve estar difícil para vocês do RH. Obrigada por contribuir, bj Isa

      Excluir

Leave your comments here.