No distante ano de 2008 a tendência OFF=ON era anunciada e aqui tem um relatório falando disso. Estar OFF ou desligado do mundo real significava estar ON ou ligado à realidade virtual e isso era o que todos queriam. Se conectar era poder.
É fato que nos países desenvolvidos estar ON ou ligado sempre foi mais fácil por causa da acessibilidade e do preço dos eletrônicos, sem contar a disponibilidade dos 3Gs, 4Gs, etc. Nos outros países restavam as longas filas de espera por uma conexão que permitisse baixar vídeos com mais de 10 minutos sem morrer de tédio. Nada que uma noite inteira de download não resolvesse não é mesmo?!
É fato que nos países desenvolvidos estar ON ou ligado sempre foi mais fácil por causa da acessibilidade e do preço dos eletrônicos, sem contar a disponibilidade dos 3Gs, 4Gs, etc. Nos outros países restavam as longas filas de espera por uma conexão que permitisse baixar vídeos com mais de 10 minutos sem morrer de tédio. Nada que uma noite inteira de download não resolvesse não é mesmo?!
Em meados de 2010 um nicho de consumidores começou a dar sinais de cansaço do crescimento estratosférico da vida on-line. É claro que este fato aconteceu nos tais países onde se podia acessar a qualquer momento todo o mundo virtual. Inclusive já existe solução para a pressão cibernética que sofremos ao volante. - O aparelho que bloqueia os sinais de celulares dentro dos carros faz isso se o aparelho não estiver no atendimento automático com viva-voz.
Agora o conceito OFF começa a aparecer também nos países em desenvolvimento (conversamos sobre isso no curso do ODES Como Comunicar Tendências). A tendência também é entendida como um movimento em direção ao silêncio e não tem nada a ver com o Silêncio dos Inocentes (filme) nem com o silêncio de quem não pode se expressar por repressões políticas ou sociais. Na verdade, está associada à exaustão devido à saturação do universo virtual no qual vivemos imersos hoje em dia.
Essa tendência do momento, ou melhor, essa contra-tendência ON-OFF fala de pessoas que buscam a contra-mão da proposta de ficar o dia todo blogando, twitando, pinando, curtindo e outros verbos afins. É um público que vê pais olhando a tela do celular enquanto filmam as apresentações dos filhos na escola e pensam: "Por que diabos eles não olham para seus filhos? As crianças estão em alta definição bem ali em frente e eles preferem ver através daquela minúscula tela?" - Louis C. K. faz essa piada em um de seus shows.
ON-OFF retoma o controle sobre o peculiar comportamento de viver plugado. E também não tem nada a ver com um retorno a vida espartana ou com renegar a tecnologia atual. Nem está relacionado ao conceito de bloquear sinais de celular pelo medo de contaminação das ondas malignas. A ideia corresponde ao controle sobre o mundo virtual, ao poder de desligar os celulares de todos os amigos que estão postando frases de efeito enquanto podiam falar essas frases com os que estão na mesa do bar. - A marca de cerveja Polar fez isso, veja o vídeo aqui.
Outros produtos charmosos e menos impositivos do primeiro mundo são o Cell Phone Blokkett e o Phonekerchief.
Conhece outro produto que tem a ver com essa tendência? Comente com a gente.
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Agora o conceito OFF começa a aparecer também nos países em desenvolvimento (conversamos sobre isso no curso do ODES Como Comunicar Tendências). A tendência também é entendida como um movimento em direção ao silêncio e não tem nada a ver com o Silêncio dos Inocentes (filme) nem com o silêncio de quem não pode se expressar por repressões políticas ou sociais. Na verdade, está associada à exaustão devido à saturação do universo virtual no qual vivemos imersos hoje em dia.
Essa tendência do momento, ou melhor, essa contra-tendência ON-OFF fala de pessoas que buscam a contra-mão da proposta de ficar o dia todo blogando, twitando, pinando, curtindo e outros verbos afins. É um público que vê pais olhando a tela do celular enquanto filmam as apresentações dos filhos na escola e pensam: "Por que diabos eles não olham para seus filhos? As crianças estão em alta definição bem ali em frente e eles preferem ver através daquela minúscula tela?" - Louis C. K. faz essa piada em um de seus shows.
ON-OFF retoma o controle sobre o peculiar comportamento de viver plugado. E também não tem nada a ver com um retorno a vida espartana ou com renegar a tecnologia atual. Nem está relacionado ao conceito de bloquear sinais de celular pelo medo de contaminação das ondas malignas. A ideia corresponde ao controle sobre o mundo virtual, ao poder de desligar os celulares de todos os amigos que estão postando frases de efeito enquanto podiam falar essas frases com os que estão na mesa do bar. - A marca de cerveja Polar fez isso, veja o vídeo aqui.
Outros produtos charmosos e menos impositivos do primeiro mundo são o Cell Phone Blokkett e o Phonekerchief.
Adeus telefone, oi mundo! |
Cell Phone Blokkett |
Phonekerchief |
Cole um adesivo nas costas do seu celular e deixe ele virado no almoço de negócios. Pendure um botton na roupa para encontrar alguém especial. |
E o que dizer de um carimbo que mostra que seu celular está desligado para você curtir um jantar a dois? |
Conhece outro produto que tem a ver com essa tendência? Comente com a gente.
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Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.
muito legal!
ResponderExcluirvocê viu a versão brasileira dessa trend?
http://www.youtube.com/watch?v=RFdHoGYiDMY
kkkk
beijo
Obrigada Evey, eu vi sim, muito interessante, é o começo... será?
ExcluirRealmente o OFF está pegando força no Brasil. Ainda não é como o ON, já que os brasileiros são os campeões de festança no facebook kkkkk, mas essa vibe silenciosa está se aproximando cada vez mais. Não só porque o sinal 3G é ilusório e 4G é lenda aqui, mas devido a necessidade social mesmo. Curti o post! ;)
ResponderExcluirObrigada, Carol, será que vai ficar como aqui? Que alguns lugares públicos tem salas sem wi-fi, contra-fluxo total!
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