setembro 18, 2013

Museu da BMW e Andy Warhol


Em 1975 a BMW deu início ao projeto de carros de arte, Art Cars, chamando artistas plásticos para usarem um carro como tela. Andy Warhol fez um desses em 1979 e a miniatura está exposta no museu da BMW, na Carolina do Sul.

O carro foi cuidadosamente pintado por Warhol em escala real por 23 minutos evitando assim que a tinta não ficasse craquelada ou escorrida. Todas as janelas tiveram que ser removidas e recolocadas após a pintura. Andy queria simular um carro em alta velocidade, por isso a pintura tem manchas e borrões propositais.

Os carrinhos em escala 1:18 eram uma edição limitada e foram vendidos, na época, por 125 dólares cada. Atualmente, se você tiver muita sorte até consegue ver algum sendo leiloado pelo mundo.

BMW e Andy Warhol, 1979.

Outros carros e motores estão expostos neste museu que fica ao lado da fábrica em Spartanburg na Carolina do Sul. Um tour virtual de 10 minutos é disponibilizado quando a visita à fábrica não é possível. Isso porque quando estão iniciando a produção de um carro novo, somente funcionários tem acesso à planta.

Vale a pena!

Carro do agente 007

Carro bem antigo.

Romisetta vermelha de frente, charmosa.

Visão de uma parte do museu e a Romisetta camping.

Visão lateral da Isetta.
Romisetta de viseira.

Foto de época, quero ver alguém confiar nessa barra de direção hoje.

--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.