setembro 27, 2013

Hibridização cultural e a construção de uma identidade.

Hibridização: ato de realizar mistura.

Híbrido: animal ou vegetal que resulta de cruzamento de duas ou mais espécies diferentes.

Vivemos um processo de hibridização cultural que contribui para uma coletividade mais acolhedora ao sui generis. Também falamos disso no curso sobre Como Comunicar Tendências. Caminhamos para uma sociedade com traços ainda mais característicos de uma identidade diferenciada do resto do mundo. Assim me parece o Brasil, um povo complexo e hospitaleiro - descontando a parte estragada dessa laranja (escrever maçã no texto em inglês).

Um momento que presenciei em São Paulo e faz parte dessa tendência das misturas, matizes, fusão, miscigenação, complexidade, mescla (escolha a palavra que lhe parecer melhor) foi o lançamento do CD do rapper Emicida numa livraria que fica dentro de um Shopping Center.

Não entendeu? Acompanha aí e se tiver dúvida clica nas palavras.

- Rapunderground, de família pobre, hip hop.

- Livraria, academia, a elite cultural, clássicos.

- Shopping, hábito popular, classe média, consumo.

Pólos diferentes, certo? Sim, mas todos esses domínios estavam lá, na mesma noite celebrando um encontro genuinamente mestiço.

Quer complementar com outro exemplo? Deixe seu comentário abaixo. =)

Um autógrafo, uma foto, um abraço.
"É nóis!"
--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.