outubro 19, 2013

O pano de Prato


Quem usa pano de prato para secar vasilhas da cozinha deve conhecer vários tipos deles. Acrescento que a técnica mais remota de secagem é expor os utensílios limpos ao Sol, e a mais atual é usar a máquina de lavar que lava e seca... ainda fica muita técnica a ser explorada.

Um dia desses vi o pano de prato com a estampa do Che Guevara e pensei: 

― Será que ele enxugava o prato em que comia?

E “despensei”:

― Nas guerrilhas não. No tempo de paz, principalmente no lar... pode ser que sim “sem jamais perder a ternura” !

Daí fui nos meus guardados e encontrei, bem no fundo do baú, um pano de prato recebido no meu “chá de panela”. Nos idos de 1970, vejam só, a noiva já gostaria, e muito, que seu amado secasse os pratos em que ambos fizeram a refeição. Se tem gente ainda hoje, que tentando convencer por bem o companheiro a dividir o serviço doméstico, que é de ambos... não desista!

Aí esta a foto do bem humorado do paninho de prato para quem gosta de refletir sobre modismo nos hábitos domésticos.
Conclusão: que cada um cheque a sua sobre 10 itens que importam realmente numa família, pois estes aqui podem já estar defasados.

1° Meu novo penteado notarás
2° Para outras não olharás
3° Muito dinheiro ganharás
4° Das crianças não reclamarás
5° Um fusca enxuto me darás
6° Tua forma conservarás
7° Flores sempre me trarás
8° Gentilezas sempre me farás
9° Para jantar fora me levarás ou ...
10° Com este pano... os pratos enxugarás.

--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.