outubro 29, 2013

Fazendo o dever de casa, ou seja, notícias gerais do mercado automotivo brasileiro.

Cássio Vasconcellos, 2008.
"Coletivo" é uma imagem construída com diferentes fotos aéreas dos mais variados  tipos de carros (novos, usados, abandonados, batidos, incendiados, carros de passeio, vans, de polícia, de trânsito, etc). Ao todo, são cerca de 50 mil carros distribuídos aleatoriamente num espaço de 2,20 m x 12 m. Uma imagem, que apesar de grandes dimensões, só se percebe o que é de fato estando muito próximo a ela.

- Brasil é o quinto maior país em área geográfica, população mundial e onde mais se paga para comprar e manter um carro. Contribuindo para que o consumidor seja o menos satisfeito e o que menos recebe pelo dinheiro gasto. 

- Hoje, a quarta posição na vendas de novos carros no mundo é do Brasil. A primeira é China, seguida de Estados Unidos e Japão.

- O brasileiro usa a internet para decidir qual carro vai comprar (43%) e começa a pesquisa com antecedência de até 7 meses.

- Em média, o brasileiro pesquisa 3 tipos de carros antes de comprar. A experiência prévia com a montadora é o que mais conta, depois o preço e as formas de pagamento. Geralmente eles não voltam (54%) na mesma concessionária.

- O país tem o mais sustentável sistema de combustível (etanol) do mundo. É o único país do mundo que não pararia de rodar (literalmente) se o petróleo acabasse hoje. Isso poderia render uma boa economia aos consumidores e melhores produtos, mas no final, perde-se essa margem nos impostos.

- O nível de satisfação do consumidor aumentou com a entrada de novas montadoras no país. A Toyota foi a primeira no ranking novamente, seguida da Honda. Hyundai, Nissan, Kia, Citroën e GM são as outras, nessa ordem.

- As marcas japonesas Toyota, Nissan e Honda tem sido bem vindas tanto no Brasil como China e Índia. Nissan terá a próxima fábrica nas terras tupiniquins, perto da grande estátua de Jesus (como dizem os gringos).

- O mercado brasileiro automotivo vendeu menos em 2012, comparando com 2011, mas a Toyota (9%), Nissan (30%) e Honda (5%) cresceram. Ou seja, as montadoras nacionais encolheram junto com as vendas.

- Dizem que o crescimento japonês tem a ver com "fazer bem feito e não fazer muito". Fundamentos do Kaizen muito bem aproveitados na hora de implementar os pedidos do cliente.

- No Brasil, esse ranking teve como primeiros colocados em 2012: entre os small cars o Fiat Mille, o Siena Fire entre os sedans, o Fiat Punto para os médios, o Honda Fit nos monovolumes e o Toyota Corolla entre os sedans de luxo.

- Considerando as montadoras mais antigas, o Siena Fire é o que mais satisfaz o consumidor e o que tem menor número de problemas por veículos.

- O mercado mundial automotivo em 2013 segue crescendo 5,5%, em 2012 fechou estável com 5,2%. Os países mais influentes nesses números são Estados Unidos, Japão e China. O Brasil, com a volta do IPI, teve um encolhimento de 1,5%, comparando com 2011.

- É fácil encontrar dados de pesquisa americanas (todo o tipo), por isso empresas se lançam nos mercados emergentes baseando-se nos números que encontram. Esse artigo aqui tem umas dicas para quem pretende se aventurar nos mercados que não se estudam.

- Em geral, 2013 terá a grande inversão do PIB. Países emergentes vão crescer 5,5% em média, enquanto os países desenvolvidos seguem com míseros 1,4%. O que não se aplica ao Brasil que vai ficar do lado da Europa com crescimento enxuto porque tem os maiores impostos do mundo e não consegue vender quanto deveria. (Parece um LP arranhado, mas é isso mesmo! Um bolachão que se acha Vintage.)


Quer estudar também? Vai aqui ó.

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Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra por ai.

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