outubro 18, 2013

Alimentos transgênicos e o Brasil de 2025, parte 2

Em um restaurante de uma cidade brasileira de 2025.


Continuação do texto sobre transgênicos. Se perdeu a primeira parte, vai aqui.

8. Soja
A primeira plantação de soja transgênica aconteceu em 1996 nos Estados Unidos que hoje é o maior produtor com 33%. Brasil segue com 27% e Argentina 21%. Os dois primeiros produzem quase exclusivamente transgênicos. A soja é Roundup Ready, ou seja, feita para sobreviver às aplicação de pesticidas. Talvez você não saiba que também nestes dois países não exite separação entre orgânico e transgênico.

9. Milho
Feito com aplicações (tiros) de Bt, Bacillus thuringiensis uma bactéria da terra. Foi inicialmente aprovado, em 1996, mas somente para consumo de animais. Desde 2000 está no mercado para humanos também. É o mais polêmico dos transgênicos, pelo menos até o salmão chegar na sua mesa (porque pra minha ele não vem). Também chamado de "milho produtor de inseticida" e pelo jeito parece que continua produzindo inseticida dentro da gente

10. Semente de algodão (para óleo)
Introduzida em 1993, na Índia que ano passado proibiu a compra de sementes de algodão Bt porque seus lavradores estavam morrendo, suicidando e as lavouras produzindo cada vez menos. O óleo é usado largamente na alimentaçãode animais, mas também para frituras e margarinas.

11. Canola (para óleo)
Criada em 1995, a canola transgênica ou melhor, a colza ou couve-nabiça teve seu nome modificado para CAnadiaN Oil Light Acid (CANOLA) pelo marketing do governo canadense. É um óleo muito usado na indústria, em tintas e como biodísel. Depois de 10 anos de pesquisa dizem que tem efeito cumulativo degradando memória e outras coisas mais.

12. Beterraba (para açúcar)
Tolerante aos herbicidas, foi produzida pela primeira vez em 2008. O maior produtor é a França, seguido de Alemanha e Estados Unidos. É branca, não se parece com a nossa linda beterraba cor de beterraba e foi desenvolvida para ser 11% mais doce que a beterraba normal. Atende 45% da produção mundial desse tipo de açúcar.

 13. Alfafa (para comida do gado)
Aprovada em 2011 voltou a ser polêmica agora sobre como as produções não transgênicas estão contaminadas com transgênicos aqui nos Estados Unidos. Em 2007 apareceram as primeiras plantações contaminadas e também uma discussão sobre contaminação e cruzamento de espécies, impossível controlar polinização, blabla. Também é resistente aos herbicidas.

Alguns fracassados, ainda bem!


- Tomate
Houve uma tentativa em 1994, mas foi rejeitado pelo gosto ruim e saiu do mercado em 1997.

- Batata
Também tentaram vender o produto em 1995, mas saiu do mercado em 2001, ninguém gostou.

- Porco
As pesquisas começaram em 1995, em 2009 foi aprovado, mas em 2012 acabaram com o programa e mataram todos os porquinhos.


Sei que existem outros alimento, mas fica para uma próxima.


--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.