outubro 22, 2013

Mais tendência de cores em produtos, alimentos.


Por ano, em torno de 7 milhões de quilos de corantes artificiais são usados nas indústrias alimentícias americanas. Esse número cresceu cinco vezes em 50 anos. Já se perguntou por que?

Porque descobriram que estamos condicionados a comer mais se a comida tiver cores atraentes. Faz tempo que sabemos que um prato colorido é mais apetitoso porque comemos também com os olhos. Com crianças parece ser ainda pior, porque se não for super-ultra-mega colorido, alguns não comem mesmo. Questão de hábito que deve ser revisitado pelo pais que querem ver os filhos vivendo mais e/ou melhor.

Não falo da comida ter a cor dos produtos de limpeza que falei no post passado. Afinal, corantes naturais são corantes e tingem produtos no Brasil desde que os índios faziam pinturas de guerra com urucum pelo corpo. Corantes naturais são autênticos, genuínos, bonitos e não causam hiperatividade e mudança de comportamento em crianças como já se sabe a um tempo. 

Um triste exemplo é o cereal matinal infantil Froot Loop. Como a maioria dos alimentos coloridos conhecidos hoje nos Estados Unidos, ele usa o corante vermelho 40. O Allura Red é reconhecido como causador de alergias e TDAH nas crianças, além de linfomas e danos nos cromossomos. Sem contar as quase 4 colheres de açúcar em cada copo, mas isso fica para outro post.

Mais informações sobre outros corantes. O verde número 3, chamado de Fast Green, é banido dos países da comunidade europeia porque causa câncer na bexiga. Enquanto isso, o amarelo número 5 parece ser ainda pior por causar asma, alergias, hiperatividade, insônia, linfomas, tumor na tiroide, comportamentos violentos, mudanças nos cromossomos. A lista é enorme e eu ficaria dias aqui escrevendo se pudesse.

Qual seria mesmo uma alternativa plausível para as comidas não ficarem insossas? Anota ai. Usar corantes naturais como muitos países já fazem. Entre eles, França, Noruega, Suiça, Finlândia... só país chique heim.

Alternativas aos corantes artificiais.
Beterrada, cenoura, espinafre, abóbora, berries, repolho roxo, curcumim, açafrão, páprica.
Lembre-se! Corantes naturais não tem as mesmas concentrações de cor que os artificiais, ou seja, são mais pálidos.
Podem alterar o gosto final do produto ou da comida, variam com o calor porque são naturias e mais sensíveis.
Sabe-se que 30 a 40% dos alimentos americanos usa corantes derivados de produtos naturais.
Alimentos orgânicos não tem corantes artificiais.
É provável que no rótulo você encontre o nome alternativo do corante artificial.
Por exemplo, Tartrazino é o nome do corante amarelo 5.

O infográfico completo pra você saber mais.

Quer beber da fonte? Ver outras referências. Vai aqui.

Quer ver outro post sobre o assunto? Aqui.


--
Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.
ATENÇÃO

Todo o material escrito na seção ALERGIA tem somente a intenção de informar com referências. Você não deve de jeito algum deixar de conversar e comunicar seu médico sobre suas decisões de trocar ou parar de tomar qualquer remédio, suplemente ou começar a fazer qualquer tratamento. Por favor use o bom senso, faça sua própria pesquisa. Consulte seus especialistas quando resolver fazer alguma substituição que afete sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.