outubro 07, 2013

Uma academia de ginástica só para crianças e a obesidade infantil americana.

English here.
The Little Gym

É fato que estão diminuindo as crianças americanas acima do peso, o declínio é pequeno, mas ainda assim a tendência é de queda. Um infográfico bacana sobre o tema foi esse feito pelo governo americano para lançamento de uma campanha de prevenção da obsidade infantil. Todo esse projeto tem a participação primordial da Michele Obama e começou com a plantação de uma horta na Casa Branca em 2009.



O processo gradativo, de extrema necessidade, começou há alguns anos com 3 fatos animadores que influenciam essa grande transformação. Primeiro as políticas públicas preocupados com a saúde da população. Uma delas tornam os alimentos nutritivos mais baratos e acessíveis, incorporando nas escolas as máquinas contendo frutas, barrinhas de cereais e yogurtes. Também retiraram as máquinas de salgadinhos, chocolates e balas, proibindo as escolas de terem merenda desse tipo.

A conscientização dos pais também foi muito importante para a reintrodução de atividades físicas na vida das crianças. O Let's Move (Vamos nos Mexer!) ensinava como manter um estilo de saudável. A sigla numérica 5 2 1 0 lembra que devemos ter, por dia no mínimo 5 porções de frutas e verduras. No máximo 2 horas por dia em frente de uma tela (seja TV, computador, tablet). Manter 1 hora de atividade física diária e zero refrigerantes.

5 frutas ou verduras por dia
2 horas, no máximo na frente de uma tela
1 hora de atividade física
0 açúcares ou refrigerantes

Um terceiro ponto foi um esforço comunitário para garantir que todas as crianças tivessem lugares seguros nos seus bairros para jogar, brincar e se exercitar. Sejam parques, pracinhas, quadras ou mesmo as ruas perto de casa. Contribuindo para a iluminação e segurança geral da vizinhança ficou mais fácil voltar a brincar na rua.

No meio dessa situação, uma academia ginástica exclusiva para crianças é uma tendência mercado-lógica viável em um país onde ainda há muito o que se fazer pela prevenção da obesidade e futuras doenças nesses adultos.

The Little Gym é um espaço de recreação infantil projetado para quem tem de 3 a 12 anos de idade sem a preparação competitiva de outros lugares. Eles tem aulas de dança, karatê, desenvolvimento de habilidades esportivas, ensinam a ser líder de torcida (muito comum por aqui), mas também tem aulas que os pais participam com os filhos.

Não é uma empresa nova, tem 35 anos e 300 unidades no país, mas com certeza mantém um conceito novo onde os pimpolhos vão aprendendo a se exercitar e mantendo o foco, com atividades que reforçam a concentração e a tomada de decisões.




--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.