outubro 17, 2013

Alimentos transgênicos e o Brasil de 2025, parte 1

Em um restaurante de uma cidade brasileira de 2025.

Bem provável que a passeata contra a Monsanto tenha me empolgado sobre o tema Organismos Geneticamente Modificados (em inglês GMOs). Então agora vou publicar algumas espécies, datas e informações dos principais alimentos transgênicos disponíveis no mercado mundial.

1. Ameixa
Introduzida no mercado em 2008 - A variedade Honeysweet recebeu uma injeção de pequena dose do vírus pox para ficar resistente a ele. Eles tentam controlar as plantações de transgênicos para as abelhas não levarem o pólen transgênico para outras árvores como as de pêssegos, cerejas, apricots. Ah, mas fala sério, controlar as abelhas?

2. Papaya (havaiano ou chinês)
Introduzido em 2004 - Metade da plantação do Havaí é transgênica. Numa pesquisa recente viram que 8% dos mamões que nasceram em plantações orgânicas eram transgênicos. Foi a primeira evidência de que controlar abelhas não funciona. Tem certeza??!! #sarcasmo

Não é comum no Brasil, mas é fácil de encontrar nos Estados Unidos. É uma abobrinha que virou transgênica em 1995. Hoje ocupa 95% das lavouras americanas.

4. Yellow Crookneck Squash
Não existe no Brasil nem na Europa, mas é comum nos Estados Unidos desde 1995 como transgênica. É uma abobrinha amarela esquisita.

5. Feijão (Brasil)
Em 2014 as sementes serão distribuídas aos agricultores brasileiros. Dizem ser uma espécie resistente ao vírus mosaico dourado. Ou seja, injetaram o vírus no feijão, mas não consegui descobrir em qual dos tipos, carioca, preto, roxinho... É o primeiro transgênico totalmente desenvolvido no Brasil. 

6. Arroz
As pesquisas começaram em 2000 com a bactéria Bt (Bacillus thuringiensis), mas até hoje não foi comercializado. É o que dizem, porque em 2006 pegaram um carregamento americano que continha arroz transgênico indo para a Ásia. Sem contar que desde 2009 a China tem liberação para produzir uma versão de arroz integral com sequência de aminoácido humano. O Japão tem testes de laboratório comprovando sintomas alérgicos desse arroz chinês.

7. Salmão
Aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration) em 2012 para consumo humano. Este será o primeiro animal transgênico aprovado e deve chegar às mesas em 2014. Sabe o que isso significa? Não como mais salmão!

8. Trigo
Dizem que a tentativa de introduzir o grão transgênico no início de 2000 não deu certo. A população americana rejeitou, mas sabe-se que as plantações foram contaminadas. Em 2013, Japão e Coréia do Sul suspenderam a compra do trigo americano para proteger sua população, porque viram que esse trigo misturado causa doenças. Veja aqui no NYTimes.

No próximo post outros alimentos transgênicos, mas me avisem se conseguirem informações interessantes sobre esses aí.


Quer que desenhe pra você entender o que são transgênicos? Clica aqui.


--
Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.
ATENÇÃO

Todo o material escrito na seção ALERGIA tem somente a intenção de informar com referências. Você não deve de jeito algum deixar de conversar e comunicar seu médico sobre suas decisões de trocar ou parar de tomar qualquer remédio, suplemente ou começar a fazer qualquer tratamento. Por favor use o bom senso, faça sua própria pesquisa. Consulte seus especialistas quando resolver fazer alguma substituição que afete sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.