outubro 02, 2013

Sinta-se bonita sendo exatamente como você é!

Me impressiono ao ver a quantidade de mulheres que se envolvem e se mantém relacionamentos auto-destrutivos. A maioria delas continua com seus parceiros traidores, agressivos ou aceitando assédios morais e sexuais no trabalho, simplesmente porque não se sentem merecedoras de algo melhor. Muitas vezes sem sequer perceber que pensam assim.

Depois de ler vários livros de comportamento passivo-agressivo destinados, principalmente a mulheres, pude perceber que todos eles (sem excessão) chegam no mesmo ponto. A pessoa com a qual a mulher se envolveu é mesmo problemática, mas a mulher vai continuar atraindo outras iguais até que mude o padrão de comportamento. Afinal, tudo é por causa da baixa autoestima.

_ Ah, agora ficou fácil, não é mesmo? Basta aumenta a tal autoestima!

Não tão rápido. Uma breve reflexão e você vai ver como esse é um intricado labirinto. Autoestima é uma avaliação subjetiva que a pessoa faz de si mesmo baseada em toda a sua vivência e convívio social. Envolve crenças, emoções associadas às situações vividas e se relaciona à autoaceitação, autoimagem, autoaceitação... ah, isso vai longe.

Então faça isso. Experimente conversar por horas com uma menina ou adolescente sem fazer elogios à beleza, nem às roupas, acessórios, cabelo, maquiagem, esmalte, etc.

_Vou falar do que então?

Esse é exatamente o ponto importante desse post. Encontrar se com uma garota e apontar as qualidades intelectuais, afetivas e as habilidades sem estimular o modelo (irreal) de beleza top model é tarefa que, nos dias de hoje, até Hércules ia recusar.

A propaganda da marca de cosméticos Dove é impecável ao explicar o conceito e as consequências de uma autoimagem distorcida. No vídeo, um dos comentários de uma garota de 13 anos foi: "Nossa, então as mulheres que eu admiro nem devem existir!". Assista o vídeo e vai entender melhor.



O comercial faz parte de uma campanha da fundação que ajuda mães e filhas na tarefa de aumentar a autoestima. São wokshops, guias, atividades e vídeos para construção de boas práticas que tornam a futura mulher mais confiante. A ideia é fazer com que essas meninas gostem de si mesmas, do jeito que são, sem plásticas estéticas (Estados Unidos é o líder mundial, seguido por Brasil e China).

Uma das bases desse trabalho é o número de garotas que dexam de ir à escola por não se acharem bonitas ou magras. O vídeo mostra o extremo para uma melhor conscientização, mas o fato se recusar a participar socialmente de eventos é um caso a se considerar. Um forte indicador é a cirurgia de aumento de seios ser a primeira no ranking das mais realizadas no Estados Unidos em 2012, a lipoaspiração é a segunda. O Brasil não é diferente, quadradinhos de oito e o Dr. Rey... socorro!

Eu aconselho às mães de meninas (tias também) lerem a cartilha da Dove sobre autoestima. Download aqui. Alguns tópicos falam de como estabelecer autoconfiança a partir do corpo que tem, das conversas entre mães e filhas, a participação do corpo na formação da autoestima, ainda mostram as consequências de meninas que deixam de fazer atividades diárias por vergonha e o culto às celebridades.

Na verdade, todos que convivem com meninas precisam ler! Faça o download aqui.

O livro de atividades para garotas de 8 a 12 é muito bom também. Faça o download aqui.

Na verdade vou deixar aqui o link para todas as atividades de self-esteem.

Demonstra como apeciar a beleza interna e externa, além de ensinar a falar sobre outros assuntos. Pensamentos e sentimentos. "Qual o ponto forte da sua personalidade? Qual a sua maior qualidade?" Ajuda a fortalecer a auto-confiança e a gostar da beleza única que cada menina possue.

Afinal, quando foi que você deixou de se sentir confidente em frente das câmeras?



Outro vídeo inspirador para você.




--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.