abril 26, 2014

OMG pelo menos no GMO o Brasil está na frente dos Estados Unidos

NON GMO PROJECT

A discussão dos produtos transgênicos é longa e envolve opiniões contraditórias como "brincar de Deus" ou ser atrasado e ignorante para a tecnologia alimentícia. Fato é que até hoje nenhum produto americano tem selo de transgênico ou como chamam por aqui, GMO (organismo geneticamente modificado, abreviado).

Existe sim um selo de não-transgênico, mas é uma iniciativa que nada tem a ver com regulamentação governamental. O Non-GMO Project (Projeto não Transgênico) diferencia os produtos que não concordam com essa ideia dos alimentos transgênicos.


Recentemente um estado americano lá do norte, chamado Vermont, aprovou a lei que vai obrigar produtos a terem o rótulo de transgênico (GMO). As regras são estas abaixo:
  • Começa a valer dia primeiro de julho de 2016 (sim, só em 2016) e é para todos os produtos com mais de 0.9% de conteúdo transgênico.
  • O produto que tiver o rótulo GMO não pode ter a palavra "natural" na embalagem (essa eu achei legal).
  • O rótulo não se aplica a produtos que tenham transgênico na composição indireta, como por exemplo o leite da vaca que comeu milho transgênico (não, você não leu errado e eu não digitei errado - não dessa vez - vaca americana come milho).
Então, parabéns para Vermont e um ponto para nós no Brasil-ziu-ziu!







--
Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.